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dc.creatorPires, Túlio Almeida Rocha-
dc.creatorBetlinski, Carlos-
dc.date.accessioned2024-01-22T18:49:34Z-
dc.date.available2024-01-22T18:49:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPIRES, T. A. R.; BETLINSKI, C. Estado de exceção, neoliberalismo e educação: a questão da dignidade humana. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 26, p. 1-21, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58805-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceOlhar de Professorpt_BR
dc.subjectEstado de exceçãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectState of exceptionpt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEstado de exceção, neoliberalismo e educação: a questão da dignidade humanapt_BR
dc.title.alternativeState of exception, neoliberalism and education: the question of human dignitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoPartindo das teorias contemporâneas acerca do Estado de exceção e da racionalidade neoliberal, o presente estudo teve como intuito responder à seguinte questão: as políticas neoliberais para a educação brasileira contribuem para a inefetividade do princípio da dignidade da pessoa humana? Tal investigação mostra-se urgente, sobretudo porque a dignidade humana figura como fundamento da República e do Estado democrático de direito brasileiros. Como objetivo específico a pesquisa conceituou o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e, posteriormente, relacionou-o ao contexto das políticas neoliberais da educação e com o conceito de Estado de exceção. A metodologia se baseou em uma pesquisa bibliográfica de caráter hermenêutico e qualitativo para a aplicação do referencial teórico adotado, visto que o estudo tratou de investigar um fenômeno político e social. Ao final, conclui-se que tal racionalidade, aliada às políticas educacionais recentes, promove uma degradação estrutural da democracia, uma vez que exaure a efetividade de um de seus principais fundamentos: a dignidade da pessoa humana.pt_BR
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