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dc.creatorMorel, Jean Daniel-
dc.date.accessioned2024-01-30T16:20:50Z-
dc.date.available2024-01-30T16:20:50Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationMOREL, J. D. de. Perspectivas sobre sustentabilidade: ensaio sobre bem viver, visão sistêmica e educação. 2023. 51 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58866-
dc.descriptionArquivo retido, a pedido do autor, até janeiro de 2025.-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to discuss the concept of sustainability based on criticism and new views on the idea of development, considering the need to stablish a praxis that encompasses its objectives in other areas, in particular, from Education. The work was structured in two pieces: an introductory part, with the proposal’s presentation, its objectives, methodological basis, theoretical framework and references; and one second piece, and with the first version of an essay-article that will be submitted to a scientific journal in the Interdisciplinary and Education areas. As a method, bibliographical research was used, which allowed the interpretation of the literature considered as a reference for the themes covered throughout the construction of the narrative and argumentative process. The conceptual bases of the work came from Environmental Geography, Political Ecology and Environmental Education. This theoretical framework allowed us to discuss ideas exposed in publications that were analyzed from a critical perspective, focusing on the ideas inherent to the Good Living and the Systems World View. From this, Education was thought of as a central element and as an agent that enhances these ideas. The discussion showed the importance of considering the limelight of ecological and social spheres when considering the possibilities and perspectives of sustainability. The main considerations highlight the importance of integrating different ideas and worldviews into a perspective of Education that is interdisciplinary, critical, comprehensive and emancipatory, seeking to converge towards a reinterpretation of sustainable development and the environment. This convergence must be understood as one of the central elements of formal and non-formal education, as it can lead to the necessary and urgent transformation demanded by society. Based on an understanding of the environment as a whole and social transformation as an objective, these perspectives can contribute to the establishment of alternatives to development and a reinterpretation of the environment and human actions on it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectAlternativas ao desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectVisão sistêmicapt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectEcologia políticapt_BR
dc.subjectBem-estar socialpt_BR
dc.subjectAlternatives to developmentpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectSystemic viewpt_BR
dc.subjectCritical environmental educationpt_BR
dc.subjectPolitical ecologypt_BR
dc.titlePerspectivas sobre sustentabilidade: ensaio sobre bem viver, visão sistêmica e educaçãopt_BR
dc.title.alternativePerspectives on sustainability: essay on the good living, systemic vision and educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Jacqueline Magalhães-
dc.contributor.referee1Gontijo, Bernardo Machado-
dc.contributor.referee2Pereira, Viviane Santos-
dc.description.resumoEsta dissertação busca discutir o conceito de sustentabilidade a partir de críticas e de novas visões sobre a ideia de desenvolvimento, considerando a necessidade de se estabelecer uma práxis que contemple seus objetivos em outros âmbitos, em especial, a partir da Educação. O trabalho foi estruturado em duas partes: uma parte introdutória, com a apresentação da proposta, seus objetivos, embasamento metodológico, referencial teórico e referências; e uma segunda parte, com a primeira versão de um artigo-ensaio que será submetido a um periódico científico das áreas Interdisciplinar e Educação. Como método, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que permitiu a interpretação da literatura considerada como referência para os temas abordados ao longo da construção do processo narrativo e argumentativo. As bases conceituais do trabalho partiram da Geografia Ambiental, da Ecologia Política e da Educação Ambiental. Essa estruturação teórica permitiu discutir ideias expostas em publicações que foram analisadas sob a perspectiva crítica, com foco nas ideias inerentes ao Bem Viver e à Visão Sistêmica de mundo. A partir disto, a Educação foi pensada como um elemento de centralidade e como agente potencializador dessas ideias. A discussão mostrou a importância de se considerar o protagonismo das esferas ecológica e social quando consideradas as possibilidades e perspectivas da sustentabilidade. As principais considerações ressaltam a importância da integração de diferentes ideias e visões de mundo em uma perspectiva de Educação que seja interdisciplinar, crítica, abrangente e emancipadora, buscando convergir para uma reinterpretação do desenvolvimento sustentável e do ambiente. Essa convergência deve ser entendida como um dos elementos centrais da Educação formal e não formal, pois pode levar à transformação necessária e urgente demandada pela sociedade. Tendo como base a compreensão do ambiente como um todo e a transformação social como objetivo, essas perspectivas podem contribuir para o estabelecimento de alternativas ao desenvolvimento e para uma reinterpretação do ambiente e das ações humanas sobre ele.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração de Setores Específicospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260198963607365pt_BR
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Sustentável e Extensão - Mestrado Profissional (Dissertação)

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