Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58869
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Mariana Alves | - |
dc.creator | Queixas, Ricardo Campos | - |
dc.creator | Festozo, Marina Battistetti | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T19:32:39Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T19:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, M. A.; QUEIXAS, R. C.; FESTOZO, M. B. O reino fungi no ensino remoto: análise de uma aula construída coletivamente por professores em formação. Revista Pratica Docente, [S.l.], v. 8, n. 1, jan./abr. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58869 | - |
dc.description.abstract | This work describes and analyzes an educational practice provided during emergency remote teaching as a result of the Coronavirus pandemic. It is a video lesson collectively constructed by teachers undergoing training in the Pedagogical Residency program, in which the theme “Kingdom of Fungi” was presented in a didactic sequence whose central axis is the evolution of living beings. With the suspension of face-to-face classes, contextualized and relaxed educational practices can bring students closer to the content worked on, which is fundamental for us to consider a critical and emancipatory education. In order to understand the potential of the practice described in this work, an evaluation was carried out among teachers in training through an online form. The evaluations were analyzed through speech analysis in order to understand the speeches considering the specificities of each speaker. It is concluded that although some issues can be improved, such as the lack of visual elements, the practice was enough to elucidate the content. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source | Revista Pratica Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical residence | pt_BR |
dc.title | O reino fungi no ensino remoto: análise de uma aula construída coletivamente por professores em formação | pt_BR |
dc.title.alternative | The kingdom fungi in remote teaching: analysis of a class collectively constructed by teachers in training | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho descreve e analisa uma prática educativa ministrada durante o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia do Coronavírus. Trata-se de uma videoaula construída coletivamente por professores em formação do programa de Residência Pedagógica, em que o tema “Reino Fungi” foi apresentado em uma sequência didática cujo eixo central é a evolução dos seres vivos. Com a suspensão das aulas presenciais, práticas educativas contextualizadas e descontraídas podem aproximar estudantes com o conteúdo trabalhado, processo fundamental para considerarmos uma formação crítica e emancipatória. Para compreender as potencialidades da prática descrita neste trabalho, foi feita uma avaliação entre professores em formação através de um formulário online. As avaliações foram ponderadas através da análise do discurso a fim de compreender as falas, considerando as especificidades de cada locutor. Conclui-se que embora algumas questões possam ser aprimoradas, como a carência de elementos visuais, a prática foisuficiente para elucidar o conteúdo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_O reino fungi no ensino remoto: análise de uma aula construída coletivamente por professores em formação.pdf | 392,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons