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dc.creatorCavicchioli, Anielle Coletti-
dc.date.accessioned2024-02-07T16:07:27Z-
dc.date.available2024-02-07T16:07:27Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationCAVICCHIOLI, A. C. O papel do Programa Universidade para todos (Prouni) como possibilidade para o desenvolvimento local no Distrito Federal. 2023. 97 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58888-
dc.description.abstractThis study seeks to answer the role of the University for All Program (Prouni) for local development. Therefore, the proposed general objective was to analyze Prouni's contributions to the constitution of local development from the beneficiary's perspective in the context of the Federal District. The specific objectives were: to describe the program in its objectives, rules, norms, goals and actors involved; relate the situation of graduates who completed graduation through a Prouni scholarship in higher education institutions in the Federal District to possible changes in their socioeconomic conditions; and identify whether the program's contributions move towards the constitution of local development in the Federal District. With these purposes in mind, the case study on Prouni, using qualitative analysis as an approach, relied on direct and indirect research methods and interpretation through content analysis of interviews conducted with program managers at Higher Education Institutions (IES) and with scholarship holders. The research concluded that Prouni contributes to the transformation of socioeconomic conditions through work, income and social inclusion, which may extend to the families of beneficiaries. These were the immediate effects verified in the correlation with the program. HEIs generate knowledge and experiences that, in a cyclical movement of improvements for society, are returned to the locations in which they are located. In the long term, the effects may come to reflect the empowerment of citizens and reduction of inequalities, generating social well-being, dimensions that belong to the construction of local development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento localpt_BR
dc.subjectProunipt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLocal developmentpt_BR
dc.titleO papel do Programa Universidade para todos (Prouni) como possibilidade para o desenvolvimento local no Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeThe role of University for all Program (Prouni) as a possibility for local development in the Federal Districtpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Renata Pedretti Morais-
dc.contributor.referee1Brasil, Flávia de Paula Duque-
dc.contributor.referee2Santos, Fernanda Marsaro dos-
dc.contributor.referee3Ferreira, Patrícia Aparecida-
dc.description.resumoEste estudo busca responder qual o papel do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o desenvolvimento local. Para tanto, o objetivo geral proposto foi analisar as contribuições do Prouni para a constituição do desenvolvimento local a partir da perspectiva do beneficiário no contexto do Distrito Federal. Os objetivos específicos foram: descrever o programa em seus objetivos, regras, normativos, metas e atores envolvidos; relacionar a situação de egressos que concluíram a graduação por meio de bolsa Prouni em instituições de ensino superior do Distrito Federal à possíveis mudanças das suas condições socioeconômicas; e identificar se as contribuições do programa caminham na direção da constituição do desenvolvimento local do Distrito Federal. Com esses propósitos, o estudo de caso sobre o Prouni, tendo por abordagem a análise qualitativa, contou com métodos de pesquisa diretos e indiretos e a interpretação por meio da análise de conteúdo das entrevistas realizadas com gestores do programa nas Instituições de Ensino Superior (IES) e com egressos bolsistas. A pesquisa concluiu que o Prouni contribui para a transformação de condições socioeconômicas por meio do trabalho, renda e inclusão social, que pode vir a se estender aos familiares dos beneficiários. Esses foram os efeitos imediatos verificados na correlação com o programa. As IES geram conhecimentos e experiências que, em um movimento cíclico de melhorias para a sociedade, são devolvidos às localidades em que estão inseridas. A longo prazo, os efeitos podem vir a refletir empoderamento dos cidadãos e reduções de desigualdades, gerando bem-estar social, dimensões pertencentes à construção do desenvolvimento local.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqPolítica e Planejamento Governamentaispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8642001462172416pt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)



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