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dc.creatorLopes, João Pedro Goes-
dc.creatorVieira, Rubens Antonio Gurgel-
dc.date.accessioned2024-02-26T16:07:17Z-
dc.date.available2024-02-26T16:07:17Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Texto descrente: em defesa das multiplicidades na Educação Física. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58929-
dc.description.abstractThis essay, of an essay type, makes use of what it calls disbelief associated with Education and, more specifically, with Physical Education, to defend multiplicities, inspired by the writings of Deleuze and Guattari (2011a, 2011b, 2012a, 2012b). Disbelief becomes a kind of first phase for the bet on multiplicity, since by discrediting representation, what is beyond the teachers, the stu-dents and the school, one starts to believe in what is lives here and now, in the territory in which one inhabits. Aiming to cast a look at educational problems in order to reject the representation that plagues school thinking and that makes the old taunts necessary for the job market – skills, competences – reverberate, the text aims to instigate a teaching that assumes a cartographic posture, more exploratory and less tracing.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Pensar a Práticapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.titleTexto descrente: em defesa das multiplicidades na Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeUnbelievable text: in defense of multilicities in Physical Educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, de tipo ensaístico, lança mão daquilo que chama de descrença associada à Educação e, mais especifica-mente, à Educação Física, para defender as multiplicidades, inspi-rados pelos escritos de Deleuze e Guattari (2011a, 2011b, 2012a, 2012b). A descrença torna-se uma espécie de primeira fase para a aposta na multiplicidade, visto que ao desacreditar a represen-tação, aquilo que está além dos(as) docentes, dos (as) alunos (as) e da escola, passa-se a crer naquilo que se vive aqui e agora, no território em que se habita. Visando lançar o olhar para os proble-mas educacionais a fim de rechaçar a representação que assola o pensamento escolar e que faz reverberar os velhos cacoetes ne-cessários ao mercado de trabalho – habilidades, competências –, este texto objetiva instigar uma docência que assuma uma postu-ra cartográfica, mais exploratória e menos decalcadora.pt_BR
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