Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEugênio, Sandra Helena-
dc.date.accessioned2024-07-09T14:10:35Z-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2024-07-09T14:10:35Z-
dc.date.issued2024-07-09-
dc.date.submitted2024-03-08-
dc.identifier.citationEUGÊNIO, Sandra Helena. As fases do pensamento de Paulo Freire: contribuições para a prática pedagógica. 2024. 80p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59137-
dc.description.abstractThis work aims to present and reflect on the phases of thought of the Brazilian educator Paulo Freire and investigate the scope of his contributions to Education. Three distinct moments were used as a parameter for the proposed reflections, portrayed in the elaboration of his writings, which allow us to perceive the distinction of these stages, conceptualizing them consecutively as: utopian, political and poetic. These are moments in which the author builds his theories about education, with a view to raising awareness and social, cultural and political emancipation. The specific objective of this analysis was to reflect the evolution of the author’s thinking, with the purpose of investigating in his definitions, elements that guide the search for relevant pedagogical reflections, to be optimized within the scope of pedagogical practice; that can contribute to citizenship training, in a context of profound changes in all aspects inherent to the educational universe. The foundations for referencing the constitution of these proposals were the author’s theoretical contributions, Education as a practice of freedom (1967), Pedagogy of the oppressed (1987), and Pedagogy of autonomy (1996), conceptualized in a dialogical way and integrated with other works, more updated, such as Mosaico Freireano (2021). The research favors a qualitative approach and chooses bibliographical study as an investigative procedure. During the development of the research, given all the proposals highlighted in the conceptions of Paulo Freire, the other theorists mentioned, and the experiences that come close to the investigations that were carried out, it was possible to affirm that pedagogical practice can be modified and transformed into praxis authentic. whose intention is the training, transformation and humanization of people, centered on convictions of autonomy and within a perspective of freedom and democracy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.subjectPhases of thinking.pt_BR
dc.subjectPedagogical praxispt_BR
dc.titleAs fases do pensamento de paulo freire: contribuições para a prática pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeThe phases of paulo freire’s thought: contributions to pedagogical practicept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação do Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Veloso, Braian Garrito-
dc.contributor.referee2Pierângeli, Elaine Cristina Galvão-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre as fases do pensamento do educador brasileiro Paulo Freire e investigar o alcance de suas contribuições para a Educação. Foram utilizados como parâmetro para as reflexões propostas três momentos distintos, retratados na elaboração de seus escritos, que permitem perceber a distinção dessas etapas conceitualizando-as consecutivamente como: utópica, política e poética. Estes momentos em que o autor constrói suas teorias sobre a educação, com vistas a conscientização e a emancipação social, cultural e política. O objetivo específico desta análise, constituiu-se em refletir a evolução do pensamento do autor, com a finalidade de investigar em suas definições, elementos que orientem a busca por reflexões pedagógicas relevantes, a serem otimizadas no âmbito da prática pedagógica; que possam contribuir para a formação cidadã, em um contexto de mudanças profundas em todos os aspectos inerentes ao universo educacional. Os alicerces para referenciar a constituição dessas propostas foram os aportes teóricos do autor, Educação como prática de liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1987), e Pedagogia da autonomia (1996), conceituadas de forma dialógica e integrada com outras obras, mais atualizadas, como Mosaico Freireano (2021). A pesquisa privilegia a abordagem qualitativa e elege como procedimento investigativo o estudo bibliográfico. No decorrer do desenvolvimento da pesquisa, diante de todas as possibilidades apontadas nas concepções de Paulo Freire, dos demais teóricos citados, e das experiências que aproximo das investigações que foram feitas, foi possível afirmar que a prática pedagógica pode ser modificada e transformada em práxis autêntica, cuja intenção seja a formação, a transformação e humanização das pessoas, centrada em convicções de autonomia e dentro de uma perspectiva de liberdade e democracia.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0167045071956331pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_As fases do pensamento de paulo freire contribuições para a prática pedagógica.pdf4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons