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dc.creatorCidalino, Fortunata Rosaria-
dc.date.accessioned2024-07-18T18:21:30Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T18:21:30Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2024-03-27-
dc.identifier.citationCIDALINO, Fortunata Rosaria. Ler e contar histórias: uma reflexão sobre as práticas de leitura na educação infantil. 2024. 70p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59173-
dc.description.abstractThis study recognizes the crucial importance of reading and storytelling in child development. These practices not only stimulate language, but also promote children's interaction with written culture, expanding their expressiveness, imagination, creativity and engaging their cognitive and emotional skills. In this context, the work aims to reflect on the practices of literary mediation in reading and storytelling activities, created from children's literature books, with the aim of pointing out the contribution of such actions to the literary formation of children of 3 years. To achieve this objective, a participatory research approach was used, with an emphasis on qualitative aspects, with the application and reading activities and records of the actions developed. This methodology assumes a descriptive proposal for activities, which provides an understanding of situations involving storytelling and literary reading for children in this specific age group. The research is centered on a private school located in a city in Campo das Vertentes, Minas Gerais. To carry out theoretical reflection, the research seeks to base itself on the studies of Martins (2006), on the concept of reading; in Solé's (1998) studies on reading strategies, among other authors who discuss the topic. By closely observing and analyzing the dynamics of reading and storytelling in this educational environment, the impact of these activities on child development is understood, but also effective strategies are identified to encourage engagement and literary formation from a young age. The study points out that when reading practices, thought out and planned in a theoretical approach and with more improved proposals in a child's context, contribute to literary formation in early childhood education. As a requirement of the Postgraduate Program in Education, an experience report was developed as an Educational Product based on the literary training offered in the extension course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.titleLer e contar histórias: uma reflexão sobre as práticas de leitura na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeReading and telling stories: a reflection on reading practices in early childhood educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee1Aquino, Kenia Adriana de-
dc.contributor.referee2Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.description.resumoEste estudo reconhece a importância crucial da leitura e contação de histórias no desenvolvimento infantil. Essas práticas não apenas estimulam a linguagem, mas também promovem a interação das crianças com a cultura escrita, ampliando sua expressividade, imaginação, criatividade e engajando suas habilidades cognitivas e emocionais. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo refletir acerca das práticas de mediação literária em atividades de leitura e de contação de histórias, elaboradas a partir de livros de literatura infantil, com intuito de apontar a contribuição de tais ações para a formação literária de crianças de 3 anos. Para alcançar tal objetivo, foi empregada uma abordagem de pesquisa participante, com ênfase em aspectos qualitativos, com a aplicação e atividades de leitura e registros das ações desenvolvidas. Essa metodologia assume uma proposta descritiva das atividades, o que proporciona uma compreensão das situações envolvendo a contação de histórias e a leitura literária para crianças nessa faixa etária específica. A pesquisa está centrada em uma escola de ensino privado situada em uma cidade do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Para a realização da reflexão teórica, a pesquisa busca embasamento nos estudos de Martins (2006), sobre o conceito de leitura; nos estudos de Solé (1998) sobre estratégias de leitura, entre outros autores que discutem a temática. Ao observar e analisar de perto as dinâmicas de leitura e contação de histórias nesse ambiente educacional, compreende-se o impacto dessas atividades no desenvolvimento infantil, mas também identificar estratégias eficazes para incentivar o engajamento e a formação literária desde tenra idade. O estudo aponta que quando as práticas de leitura, pensadas e planejadas numa abordagem teóricas e com propostas mais aprimoradas em um contexto da criança, contribui para formação literária na educação infantil. Como exigência do Programa de Pós-graduação em Educação, foi desenvolvido como Produto Educacional um relato de experiência a partir da formação literária oferecida no curso de extensão.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensinopt_BR
dc.subject.cnpqEduacaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1865520732654655pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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