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dc.creatorPereira, Aparecida dos Reis Eufrásio-
dc.date.accessioned2024-07-18T19:46:30Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T19:46:30Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2023-12-09-
dc.identifier.citationPEREIRA, Aparecida dos Reis Eufrásio. Mapeamento e análise de projetos aprovados na chamada CNPQ/MCTIC nº 31/2018: ações para equidade de gênero nas ciências exatas. 2023. 115p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59174-
dc.description.abstractMaking visible and reflecting on actions that empower women in Exact Sciences can encourage the development of gender equity in Mathematics. This thesis, with a qualitative approach, aims to map the projects approved in the CNPq/MCTIC Call No. 31/2018 - Girls in Exact Sciences, Engineering, and Computing, establishing categories that favor data analysis to encourage the development of projects that support and contribute to the dissemination of knowledge in the areas established in the Call for the female audience. This mapping was developed by analyzing the data collected according to three fundamental phases listed by Godoy (1995, p. 24): “pre-analysis, exploration of the material, and treatment of the results”. Six categories were identified: institution, region, name of the project, area of knowledge (of the project and the coordinator), academic level of the coordinator, and social networks. Thus, the Brazilian region and the Institution with the most approved projects are the South Region (29.2%) and the Universidade Federal University do Alagoas, with six projects. The Interdisciplinary category showed the most representation in the area of knowledge, and the first degree of the coordinators was focused on Engineering. Some projects, even the names, were not identified after an search using various trial methods. Of those identified, 61.3% maintain or have maintained (if the project is completed) contact with the public through social networks or websites. This suggests that a broad dissemination of the projects is necessary. Seeking to contribute to this task effectively, this research resulted in a different work, presenting a new form of knowing the projects supported by the CNPq/MCTIC Call No. 31/2018 - Girls in Exact Sciences, Engineering, and Computing, using the Instagram tool as a non-profit means of promotion.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.subjectChamada Públicapt_BR
dc.subjectCiências Exataspt_BR
dc.subjectInclusão Feminina na Ciênciapt_BR
dc.subjectMulher na ciênciapt_BR
dc.subjectMulher - Ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEquidade de gêneropt_BR
dc.subjectPublic Callpt_BR
dc.subjectExact Sciencespt_BR
dc.subjectFemale Inclusion in Sciencespt_BR
dc.titleMapeamento e análise de projetos aprovados na chamada CNPQ/MCTIC nº 31/2018: ações para equidade de gênero nas ciências exataspt_BR
dc.title.alternativeMapping and analysis of projects approved in the cnpq/mctic call nº 31/2018: actions for gender equity in the exact sciencespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Aparecida dos Reis Eufrásio-
dc.contributor.advisor2Freire, Evelise Roman Corbalan Góis-
dc.contributor.referee1Oliveira, Amanda Castro-
dc.contributor.referee2Ament, Daiane Alice Henrique-
dc.contributor.referee3Mello, Mirela Vanina de-
dc.description.resumoVisibilizar e refletir sobre ações que empoderam as mulheres nas Ciências Exatas é um caminho para estimular o desenvolvimento da equidade de gênero na Matemática. Esta dissertação, de abordagem qualitativa, tem o objetivo de realizar um mapeamento dos projetos que foram aprovados na Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, estabelecer categorias que favoreçam a análise dos dados, com o propósito de incentivar a divulgação de tais projetos que apoiam e contribuem para a difusão de conhecimento, nas áreas estabelecidas na Chamada em questão, para o público feminino. Para desenvolver este mapeamento, foi realizada uma análise dos dados levantados, segundo três fases fundamentais listadas por Godoy (1995, p. 24), “pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados”. Foram levantadas seis categorias, sendo elas: instituição, região, nome do projeto, área de conhecimento (do projeto e do(a) coordenador(a)), nível acadêmico do(a) coordenador(a) e redes sociais. Assim, constatou-se que a região brasileira e a Instituição com o índice de mais projetos aprovados é a Região Sul (29,2 %) e a Universidade Federal de Alagoas com seis projetos, respectivamente. Na área de conhecimento dos projetos, a categoria Interdisciplinar foi a que teve mais representação e essa categoria, em relação aos(as) coordenadores(as), com ênfase na primeira Graduação, é a Engenharia. Alguns projetos não foram identificados, nem sequer o nome, depois de uma busca, mediante variados métodos de tentativas. E, dos que foram identificados, 61,3 % mantêm ou mantiveram (no caso de o projeto estar concluído) um contato com o público, em geral, por meio de redes sociais ou páginas na web. Isso sugere que uma divulgação ampla dos projetos se faz necessária e, buscando contribuir efetivamente nessa tarefa, esta pesquisa resultou em um trabalho diferente, apresentando uma nova maneira de conhecer os projetos apoiados na Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, utilizando a ferramenta Instagram, como meio de divulgação sem fins lucrativos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8787432165030437pt_BR
Aparece nas coleções:Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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