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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Quéren Hapuque Souza-
dc.date.accessioned2024-08-12T18:08:53Z-
dc.date.available2024-08-12-
dc.date.available2024-08-12T18:08:53Z-
dc.date.issued2024-08-12-
dc.date.submitted2024-03-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Quéren Hapuque Souza. Vamos fazer de conta? Contribuições do jogo simbólico para a educação infantil. 2024. 127p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59204-
dc.description.abstractThis work deals with the contributions of symbolic games to Early Childhood Education. In this sense, this work intended to investigate the effects of playful actions carried out in the school context on children's perception of symbolic play in play. For this, the practice of the teacher in relation to playful actions was observed and the children's perception of what playing is was analyzed before and after a playful intervention. To achieve this objective, a literature review was carried out on studies on Jean Piaget's Genetic Epistemology and childhood. Next, participatory research with a qualitative approach was carried out, which included the observation of a class from the 1st stage of Early Childhood Education, and the planning, execution and evaluation of a playful intervention focusing on symbolic play. It was found that the playing space was seen as positive, as it provided opportunities for contact and knowledge of new materials and new experiences. It was also possible to notice that the child builds and changes the scenario around him according to what pleases him and suits him at the moment. The rigid teaching practice does not allow children to express themselves and externalize their emotions or even new experiences. Therefore, it was possible to realize that playing is the most important thing for children to be able to create their identity, experience and transform the world around them, and it is the responsibility of teachers to create circumstances so that these moments happen in an organized way, as was the case. the playful workshop was held. Furthermore, this research helped the teacher and the researcher rethink new pedagogical practices that give children the right to play, as it is a form of language that they use to interact with themselves and the world, producing culture. Furthermore, the research developed as an Educational Product the proposal for a playing space presented in the dissertation as a teaching possibility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectJean Piagetpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogos simbólicospt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.titleVamos fazer de conta? Contribuições do jogo simbólico para a educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeLet’s pretend? Game contributions symbolic for childhood educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação do Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bruzi, Alessandro Teodoro-
dc.contributor.referee1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lucio Fernandes-
dc.description.resumoO presente trabalho trata das contribuições do jogo simbólico para a Educação Infantil. Nesse sentido, esse trabalho pretendeu investigar os efeitos de ações brincantes realizadas no contexto escolar sobre a percepção das crianças em relação ao jogo simbólico na brincadeira. Para isso, a prática da docente regente em relação às ações brincantes foi observada e a percepção das crianças, em relação ao que é brincar, foi analisada antes e após uma intervenção brincante. Para atingir este objetivo, foi realizada uma revisão de literatura acerca dos estudos sobre a Epistemologia Genética de Jean Piaget e sobre a infância. Em seguida, foi realizada uma pesquisa participativa de abordagem qualitativa que contou com a observação de uma turma da 1° etapa da Educação Infantil, e com o planejamento, execução e avaliação de uma intervenção brincante com foco no jogo simbólico. Constatou-se que o espaço brincante foi visto como positivo, pois oportunizou o contato e o conhecimento de novos materiais e novas experiências. Ainda foi possível perceber que a criança constroi e muda o cenário ao seu redor conforme o que lhe agrada e a convém no momento. A prática docente engessada não permite que as crianças se expressem e exteriorizem suas emoções ou mesmo novas experiências. Sendo assim, foi possível perceber que o brincar é o que há de mais relevante para que a criança possa criar sua identidade, vivenciar e transformar o mundo ao seu redor, sendo responsabilidade dos docentes criar circunstâncias para que esses momentos aconteçam de maneira organizada como foi realizada a oficina brincante. Além disso, essa pesquisa contribuiu para a docente regente e para a pesquisadora repensarem novas práticas pedagógicas que proporcionem à criança o direito de brincar, pois o mesmo é uma forma de linguagem que a ela utiliza para interagir consigo e com o mundo, produzindo cultura. Ademais, a pesquisa desenvolveu como Produto Educacional a proposta de um espaço brincante apresentado na dissertação como possibilidade de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6654176202060429pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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