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dc.creatorRezende, Edmara Márcia de Castro-
dc.date.accessioned2024-08-23T13:45:49Z-
dc.date.available2024-08-23-
dc.date.available2024-08-23T13:45:49Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.date.submitted2024-06-13-
dc.identifier.citationREZENDE, Edmara Márcia de Castro. O ensino de ética das virtudes para educação de jovens e adultos a partir de uma perspectiva da educação ambiental freireana: contribuições teóricas para combater a crise ambiental. 2024. 103p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59265-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the relevance of the ethical teaching approach based on the teaching of Freirean Environmental Education for advancing the fight against environmental imbalance in the context of EJA. The methodology involved a critical review and reflection on published literature on the subject, taking Paulo Freire's theory as a basis for critical reflection on environmental education through the teaching of ethics. At the end of the study, it was found to be crucial to elevate the role of schools in contemporary society and prepare them for the new era, whether through new channels of school justice, reintegrating students into the school environment rather than pushing them away, and opening it up to plurality, considering diverse cultures and experiences. In order for schools to problematize reality and foster critical thinking among students with autonomy of thought, it is relevant to address the necessary knowledge for this purpose. Pedagogical knowledge encompasses scientific, pedagogical, didactic, aesthetic, ethical, and political dimensions, while affectivity and emotions are integral to this process. Freire's ethical, pedagogical, and liberating approach to life emerges as a critical response to social problems and as a quest for a more just and egalitarian society, where everyone has the opportunity to be active and free agents in their own history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectÉtica Ambientalpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Freireanapt_BR
dc.subjectFormação Críticapt_BR
dc.subjectCrise Ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectÉtica das Virtudespt_BR
dc.subjectAdult Educationpt_BR
dc.subjectFreirean Environmental Educationpt_BR
dc.subjectSustainable Developmentpt_BR
dc.subjectCritical Trainingpt_BR
dc.subjectEnvironmental Crisispt_BR
dc.subjectEnvironmental Ethicspt_BR
dc.subjectVirtue Ethicspt_BR
dc.titleO ensino de ética das virtudes para educação de jovens e adultos a partir de uma perspectiva da educação ambiental freireana: contribuições teóricas para combater a crise ambientalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching virtue ethics for adult education from a freirean environmental education perspective: theoretical contributions to combat the environmental crisispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Científica e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito , Breno Pascal de Lacerda-
dc.contributor.referee1Nascimento Junior, Antônio Fernandes-
dc.contributor.referee2Marques, Roberta Smania-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar a relevância da abordagem do ensino ética a partir do ensino da Educação Ambiental Freireana, para o avanço no combate ao desequilíbrio ambientalno contexto da EJA. Como metodologia foi realizada uma revisão e reflexão crítica da literatura publicada sobre o assunto, tomando a teoria de Paulo Freire como teoria de base para uma reflexão crítica sobre a Educação Ambiental a partir do ensino da ética. Ao final do estudo verificou-se que é fundamental que se eleve o sentido da escola na sociedade contemporânea e a prepare para os novos tempos, seja por meio de novos canais de justiça escolar, colocando novamente os estudantes dentro da escola, ao invés de afastá-los, abrindo-a para a pluralidade, considerando as diversas culturas e experiências. Para que a escola problematize a realidade para formar sujeitos críticos com autonomia de pensamento, torna-se relevante abordarmos os saberes necessários a esse propósito. O saber docente se refere à dimensão científica, pedagógica, didática, estética, ética e política. Afetividade e emoções fazem parte desse processo. A ética da vida, pedagógica e libertadora de Freire, surge como uma resposta crítica aos problemas sociais e como uma busca por uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham a oportunidade de serem sujeitos ativos e livres em sua própria história.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7966981971888919pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Dissertação)



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