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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Bruno Adriano Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T15:28:27Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T15:28:27Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, B. A. R. da. A concepção cívico-militar de educação integral e(m) tempo integral. Educação & Sociedade, Campinas, v. 44, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59505 | - |
dc.description.abstract | The article argues that a civic-military conception of full-time education is underway in Brazilian educational policy, originating from the government of Jair Messias Bolsonaro (2019-2022), which established guidelines for the development of the National Program of Civic-Military Schools. We use the historicism as a method, to place the full-time education, and the bibliographic review and document analysis, first to have a general understanding about the object, the referred program, and second to identify factual information (guided by what we support here) in legislation and published reports in the large network that evidenced the civic-military conception of full-time education in progress, perceiving as well, in a practical example, the first movements of a school in the city of Rio de Janeiro, RJ, Brazil. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Educação & Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Educação integral em tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Bolsonaro, Jair , 1955- | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares | pt_BR |
dc.subject | Escola cívico-militar carioca | pt_BR |
dc.subject | Full-time education | pt_BR |
dc.subject | Carioca civic-military school | pt_BR |
dc.title | A concepção cívico-militar de educação integral e(m) tempo integral | pt_BR |
dc.title.alternative | The civic-military conception of full-time education | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo sustenta que está em curso na política educacional brasileira uma concepção cívico-militar de educação integral e(m) tempo integral proveniente do governo de Jair Messias Bolsonaro (2019–2022) que estabeleceu diretrizes para o desenvolvimento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Recorremos ao historicismo como método, para situar a educação integral e(m) tempo integral, e à revisão bibliográfica e análise documental, para em primeiro lugar ter um entendimento geral sobre o objeto, o referido programa, e em segundo identificar informações factuais (norteadas pelo que aqui argumentamos) em legislações e reportagens veiculadas na grande rede que evidenciaram a concepção cívico-militar de educação integral e(m) tempo integral em curso, percebendo também, a título de um exemplo prático, os primeiros movimentos de uma escola do município do Rio de Janeiro (RJ). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
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