Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bruno Adriano Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-09-26T15:28:27Z-
dc.date.available2024-09-26T15:28:27Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, B. A. R. da. A concepção cívico-militar de educação integral e(m) tempo integral. Educação & Sociedade, Campinas, v. 44, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59505-
dc.description.abstractThe article argues that a civic-military conception of full-time education is underway in Brazilian educational policy, originating from the government of Jair Messias Bolsonaro (2019-2022), which established guidelines for the development of the National Program of Civic-Military Schools. We use the historicism as a method, to place the full-time education, and the bibliographic review and document analysis, first to have a general understanding about the object, the referred program, and second to identify factual information (guided by what we support here) in legislation and published reports in the large network that evidenced the civic-military conception of full-time education in progress, perceiving as well, in a practical example, the first movements of a school in the city of Rio de Janeiro, RJ, Brazil.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedespt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceEducação & Sociedadept_BR
dc.subjectEducação integral em tempo integralpt_BR
dc.subjectBolsonaro, Jair , 1955-pt_BR
dc.subjectPrograma Nacional das Escolas Cívico-Militarespt_BR
dc.subjectEscola cívico-militar cariocapt_BR
dc.subjectFull-time educationpt_BR
dc.subjectCarioca civic-military schoolpt_BR
dc.titleA concepção cívico-militar de educação integral e(m) tempo integralpt_BR
dc.title.alternativeThe civic-military conception of full-time educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo sustenta que está em curso na política educacional brasileira uma concepção cívico-militar de educação integral e(m) tempo integral proveniente do governo de Jair Messias Bolsonaro (2019–2022) que estabeleceu diretrizes para o desenvolvimento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Recorremos ao historicismo como método, para situar a educação integral e(m) tempo integral, e à revisão bibliográfica e análise documental, para em primeiro lugar ter um entendimento geral sobre o objeto, o referido programa, e em segundo identificar informações factuais (norteadas pelo que aqui argumentamos) em legislações e reportagens veiculadas na grande rede que evidenciaram a concepção cívico-militar de educação integral e(m) tempo integral em curso, percebendo também, a título de um exemplo prático, os primeiros movimentos de uma escola do município do Rio de Janeiro (RJ).pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_A concepção cívico-militar de educação integral e(m) tempo integral.pdf206,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons