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dc.creatorNeves, Jefferson Adriano-
dc.creatorMaciel, Antonio Marcelo Martins-
dc.date.accessioned2024-09-27T16:00:48Z-
dc.date.available2024-09-27T16:00:48Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNEVES, J. A.; MACIEL, A. M. M. A formação dos planetas do sistema solar: a construção de uma sequência de ensino e aprendizagem. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, Vitória, v. 13, n. 1, p. 211-241, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59511-
dc.description.abstractIn the literature, it is widely recognized that the mere assimilation of concepts is not sufficient for scientific literacy. It is important that students develop scientific and epistemic practices. This article presents the process of creating a Teaching and Learning Sequence (TLS) that addresses the formation of the planets in the solar system, with the aim of cultivating an environment immersed in scientific and epistemic practices through engagement in argumentative situations. This process was led by teachers in initial and continuing education, members of a study and extension core. The construction of the TLS was based on two of the five stages proposed by Design-Based Research. The first stage involved the formulation of two design principles, separated into pedagogical and epistemic dimensions, as well as the development of a standard argument. The second stage focused directly on the design of the TLS. The result is a TLS composed of three activities, offering students a variety of scientific and epistemic practices. These activities range from collecting information and formulating hypotheses to constructing explanations based on evidence and reasoning, as well as evaluating the validity of scientific propositions and exploring alternative explanations. This study, through the presentation of the methodology employed, has the potential to contribute substantially to the planning of other TLS that aim to stimulate scientific and epistemic practices, consequently strengthening the process of Scientific Literacy.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceRevista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectPráticas científicaspt_BR
dc.subjectPráticas epistêmicaspt_BR
dc.subjectSistema solarpt_BR
dc.subjectPesquisa baseada em designpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectScientific practicespt_BR
dc.subjectEpistemic practicespt_BR
dc.subjectSolar systempt_BR
dc.subjectDesign-based researchpt_BR
dc.titleA formação dos planetas do sistema solar: a construção de uma sequência de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNa literatura, é amplamente reconhecido que a mera assimilação de conceitos não é suficiente para a alfabetização científica. É importante que os alunos desenvolvam práticas científicas e epistêmicas. Este artigo apresenta o processo de criação de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) que aborda a formação dos planetas do sistema solar, com o objetivo de cultivar um ambiente imerso em práticas científicas e epistêmicas por meio do engajamento em situações argumentativas. Esteprocesso foi conduzido por professores em formação inicial e continuada, integrantes de um núcleo de estudo e extensão. A construção da SEA se baseou em duas das cinco etapas propostas pela Pesquisa Baseada em Design. A primeira etapa envolveu a formulação de dois princípios de design, separados em dimensões pedagógicas e epistemológicas, além da elaboração de um argumento padrão. A segunda etapa se concentrou diretamente no design da SEA. O resultado é uma SEA composta por três atividades, oferecendo aos estudantes uma diversidade de práticas científicas e epistêmicas. Essas atividades abrangem desde a coleta de informações e formulação de hipóteses até a construção de explicações fundamentadas em evidências e raciocínio, além da avaliação da validade de proposições científicas e exploração de explicações alternativas. Este estudo, por meio da exposição da metodologia empregada, tem o potencial de contribuir substancialmente para o planejamento de outras SEA que visam a estimular práticas científicas e epistêmicas, consequentemente fortalecendo o processo de Alfabetização Científica.pt_BR
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