Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNaves, Ludmila Magalhães-
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:22:08Z-
dc.date.available2024-10-02T18:22:08Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationNAVES, Ludmila Magalhães; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Entre a materialidade e a literalidade na literatura infantil: descrições de um livro "indestrutível". Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 40, n. 85, p. 61-76, 2022. DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p61-76.pt_BR
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p61-76pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59535-
dc.description.abstractThis text analyzes the editorial and textual features of the book Baby Faces, by Kate Merritt, with the purpose of describing the aspects that stimulate reading from the illustrations of children’s faces. Different emotions are represented through images, printed on differentiated and resistant kind of paper, which makes the book a toy, a fun object able to interaction. It was developed a qualitative research, of documental analysis, which allowed observing the means and instruments used in the composition of the book in analyses. As a theoretical basis, the research was held on the studies of Hunt, Souza and Girotto on reading, literature and childhood, as well as on the studies of Chartier, Darnton and Mckenzie on the materiality of the printed book. It was concluded that the use of images allows children a great-er familiarity and interest in reading, as it promotes reading comprehension by approaching the child’s reality and his imagination, establishing relations of meaning.Keywords: Book; materiality of the book; children’s literature.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCampinas)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceLeitura: Teoria & Práticapt_BR
dc.subjectMaterialidade do livropt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectLeitura de imagenspt_BR
dc.subjectLivro como objetopt_BR
dc.subjectBook materialitypt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectIllustrationpt_BR
dc.subjectImage readingpt_BR
dc.subjectBook as an objectpt_BR
dc.titleEntre a materialidade e a literalidade na literatura infantil: descrições de um livro “indestrutível”pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste texto analisa os dispositivos editoriais e textuais da obra Baby Faces, de Kate Merritt, com o propósito de descrever os aspectos que estimulam a leitura a partir das ilustrações de rostos de crianças, expressando emoções diversas como texto visual, impressas em papel diferenciado e resistente de forma a tornar o livro um brinquedo, um objeto divertido e possível de interação. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, de análise documental que nos permitiu observar os meios e instrumentos empregados na composição da obra. Como base teórica, apoia-se nos estudos de Hunt, Souza e Girotto sobre leitura, literatura e infância, bem como nos estudos de Chartier, Darnton e Mckenzie sobre materialidade do livro. Conclui-se que o uso do texto visual permite às crianças uma maior familiaridade e interesse pela leitura, pois possibilita a compreensão leitora ao promover a proximidade entre a realidade da criança e seu imaginário estabelecendo relações de sentido.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Entre a materialidade e a literalidade na literatura infantil.pdf469,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons