Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59593
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, José Ronaldo da | - |
dc.creator | Silva, Laís Fátima da | - |
dc.creator | Silva, Leandro Veloso | - |
dc.creator | Campos, Rafaella Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T11:57:58Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T11:57:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Ronaldo da; SILVA, Laís Fátima da; SILVA, Leandro Veloso; CAMPOS, Rafaella Cristina. O esporte como ferramenta para socialização de adolescentes moradores de periferia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 44, n. 87, p. 151-164, jan./abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81181 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59593 | - |
dc.description.abstract | Sport is an important tool for socializing and educating adolescents. Socialization is the act of integrating the individual into society, making him have a healthy social and family life, also creating possibilities that aim to improve his life as a whole. Thus, the objective of the present study was to verify the social benefits brought by sport through social sports projects; analyzing them from the perspective of participants of a social project in the city of Lavras (MG). For this, a qualitative methodology was chosen, with a case study method, as instrument, a semi-open questionnaire was applied with the founder and students of the sports social project, seeking to understand a little more about the importance of the project and sport in the lives of low-income youth, and what it brings benefits to participants. Analyzing what was the biggest reason for inserting it at this location. From the data analysis it is concluded that the sports project in question has an important role for society and the participants involved, bringing improvements to the peripheral neighborhoods and working with the community for education, socialization and leisure. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Ceará (UECE) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Projetos sociais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Sport | pt_BR |
dc.subject | Socialization | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Social projects | pt_BR |
dc.subject | Social inclusion | pt_BR |
dc.title | O esporte como ferramenta para socialização de adolescentes moradores de periferia | pt_BR |
dc.title.alternative | Sport as a tool for socialization of adolescents of periphery dwellers | pt_BR |
dc.title.alternative | El deporte como herramienta de socialización de los adolescentes residentes en la periferia | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O esporte é um instrumento importante para a socialização e para a educação de adolescentes. A socialização é o ato de integrar o indivíduo na sociedade, fazendo com que ele tenha um convívio social e familiar sadio, criando também possibilidades que visam melhorar sua vida como um todo. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar os benefícios sociais trazidos pelo esporte, por meio de projetos esportivos sociais, analisando-os a partir da perspectiva de participantes de um projeto social da cidade de Lavras (MG). Para isto, optou-se pela metodologia qualitativa, com método de estudo de caso. Como instrumento, aplicou-se um questionário semiaberto com o fundador e alunos do projeto social esportivo, tendo como finalidade entender um pouco mais sobre a importância do projeto e do esporte na vida destes jovens de baixa renda e o que ele traz de benefícios para os participantes, analisando qual foi o maior motivo para sua inserção neste local. A partir da análise de dados, conclui-se que o projeto esportivo tem um papel importante para a sociedade e para seus frequentadores, levando melhorias para os bairros periféricos e trabalhando com a comunidade em prol da educação, socialização e lazer. | pt_BR |
dc.description.resumen | El deporte es un instrumento importante para la socialización y educación de los adolescentes. La socialización es el acto de integrar al individuo en la sociedad, haciéndole tener una vida social y familiar saludable, creando también posibilidades que apuntan a mejorar su vida en su conjunto. Por lo tanto, el objetivo del presente estudio fue verificar los beneficios sociales aportados por el deporte, a través de proyectos sociales deportivos; analizándolos desde la perspectiva de los participantes en un proyecto social en la ciudad de Lavras (MG). Para esto, se eligió la metodología cualitativa, con un método de estudio de caso. Como herramienta, se aplicó un cuestionario semiabierto con el fundador y los estudiantes del proyecto social deportivo, para comprender un poco más sobre la importancia del proyecto y el deporte en la vida de estos jóvenes de bajos ingresos, y los beneficios que trae para los participantes, analizando cuál fue la razón principal de su inserción en este lugar. Del análisis de datos se concluye que el proyecto deportivo tiene un papel importante para la sociedad y para sus usuarios, trayendo mejoras a los barrios periféricos y trabajando con la comunidad a favor de la educación, la socialización y el ocio. | - |
Aparece nas coleções: | BU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ esporte como ferramenta para socialização de adolescentes moradores de periferia.pdf | 232,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons