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dc.creatorSales, Raphael Soares-
dc.creatorVillarta-Neder, Marco Antonio-
dc.creatorDias, Fábio Luiz de Castro-
dc.date.accessioned2024-10-23T17:00:24Z-
dc.date.available2024-10-23T17:00:24Z-
dc.date.issued2023-06-
dc.identifier.citationSALES, Raphael Soares; VILLARTA-NEDER, Marco Antonio; DIAS, Fábio Luiz de Castro. A palavra cantada e a dissonância em Ainulindalë: o conflito dialógico para a criação do mundo mitológico de Tolkien. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 27, n. 1, p. 04-23, jan./jun. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/article/view/41018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59594-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the tense dialogic struggle(BAKHTIN, 2017) that unfolds among the central characters in the opening chapter named Ainulindalë, from "The Silmarillion" (2019), a work by John Ronald Reuel Tolkien [1892-1973]. We seek to accomplish this through the utilization of the concept of the utterance, as proposed by Volóchinov (2017; 2019) and Bakhtin (2011; 2017). As a result, we find that the concept of the tense dialogic struggle we advocate, synthesized in the concept mentioned above, characterizes the relationship among those characters, concretely realized through their responsive statements. It also jointly serves as the hallmark of the driving conflict behind the development of the entire mythological universe crafted by the English writer, as well as an indicator of how art reflects and refracts life (VOLÓCHINOV, 2017) by placing dialogic conflict, characteristic of discursive communication, at the core ofconstituting a substantially important aspect of the literary text in question: the tension-filled dialogic relationship among the characters With this text, we hope to clarify a significant point regarding Tolkien's work and pave the way for future responsive studies to analyze it through the lens of the dialogism that characterizes Bakhtin and Voloshinov’s reflection.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceIpotesipt_BR
dc.subjectEnunciado responsivopt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectBakhtin, Mikhail, 1895-1975pt_BR
dc.subjectTolkien, John Ronald Reuel, 1892-1973pt_BR
dc.subjectAinulindalëpt_BR
dc.subjectThe Silmarillionpt_BR
dc.titleA palavra cantada e a dissonância em Ainulindalë: o conflito dialógico para a criação do mundo mitológico de Tolkienpt_BR
dc.title.alternativeThe sung word and the dissonance in Ainulindalë: the dialogic conflict in the creation of Tolkien’s mythological worldpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo se propõe analisar a tensa luta dialógica (BAKHTIN, 2017 [1970-1971]) que é formada entre as principais personagens no primeiro momento do capítulo chamado Ainulindalë, de O Silmarillion (2019), obra de John Ronald Reuel Tolkien [1892-1973]. Buscamos fazê-lo através da mobilização do conceito de enunciado tal qual proposto por Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1930]) e por Bakhtin (2011 [1952-1953]; 2017 [1970-1971]). Como resultado, temos que a ideia de tensa luta dialógica que preconizamos, sintetizada no conceito supramencionado, caracteriza a relação entre aquelas personagens, sendo concretamente realizada por meio dos seus enunciados responsivos, e é, conjuntamente, a marca do conflito propulsor do desenvolvimento de todo o universo mitológico do escritor inglês, bem como o indicativo de como a arte reflete e refrata (VOLÓCHINOV, 2017 [1929]) a vida ao ter o conflito dialógico característico da comunicação discursiva como o centro de constituição de um ponto substancialmente importante do texto literário em questão: a relação tensamente dialógica entre as personagens. Com este trabalho, esperamos esclarecer um ponto importante referente à obra de Tolkien e abrir uma via dialógica para que futuros outros trabalhos responsivos possam analisá-la segundo o princípio do dialogismo que caracteriza a reflexão de Bakhtin e de Volóchinov.pt_BR
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