Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCogue, Fábio Moreira-
dc.date.accessioned2025-02-17T13:42:49Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-17T13:42:49Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.date.submitted2024-12-20-
dc.identifier.citationCOGUE, Fábio Moreira. Manifesto pela Educação Popular: breve trajetória no âmbito das políticas públicas e perspectivas futuras a partir do Governo Lula 3. 96 p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59834-
dc.description.abstractPopular Education is a pedagogical approach centered on participation, dialogue, and emancipation, essential for engaging communities in the construction of their realities. Its relevance stands out in the formulation and implementation of public policies, promoting collective actions and developing critical capacities in individuals. This study aims to understand how this approach can influence and improve public policies, especially in the current context. Adopting a critical perspective and a qualitative approach, the research is based on a historical and dialectical analysis of Popular Education, using tools such as bibliographic review, document analysis, and semi-structured interviews. The objective is to explore the guidelines and practices emerging in the Brazilian context, whether directly embedded in public policies or under the institutional umbrella of the National Secretariat for Social Participation, specifically within the Popular Education Directorate, which aims to integrate Popular Education into public policies while fostering social transformation and citizenship. The experiences portrayed in this study, including the impact of Popular Education on public policies, the 2014 publication of the Reference Framework for Popular Education in Public Policies, and the current policy being formulated under Lula's third administration (2023–2026), demonstrate that Popular Education not only encourages social participation but also significantly contributes to the formulation and implementation of more representative policies. Despite advancements in the institutionalization of Popular Education, such as the re-establishment of the Popular Education Directorate at the federal level, challenges were identified, including political resistance and resource shortages. The current political landscape presents opportunities to strengthen this approach, but continuous commitment is required to overcome barriers. It is concluded that Popular Education is essential to ensure that the voices of marginalized groups are heard and to promote structural changes in public policies while facing political and economic challenges for its implementation and institutional continuity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectEmancipação coletivapt_BR
dc.subjectTransformação socialpt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectSocial participationpt_BR
dc.subjectCollective emancipationpt_BR
dc.subjectSocial transformationpt_BR
dc.titleManifesto pela Educação Popular: breve trajetória no âmbito das políticas públicas e perspectivas futuras a partir do Governo Lula 3pt_BR
dc.title.alternativeManifesto for popular education: a brief trajectory in the scope of public policies and future perspectives from the Lulapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Mariana Barbosa de-
dc.contributor.referee1Assis, Eliasaf Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Rosa, Gregory Luis Rolim-
dc.description.resumoA Educação Popular é uma abordagem pedagógica centrada na participação, no diálogo e na emancipação, fundamentais para envolver comunidades na construção de suas realidades. Sua relevância se destaca na formulação e implementação de políticas públicas, promovendo ações coletivas e desenvolvendo capacidades críticas nas pessoas. O presente trabalho visa compreender como essa abordagem pode influenciar e aprimorar as políticas públicas, especialmente no contexto atual. Adotando uma perspectiva crítica e uma abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se em uma análise histórica e dialética da Educação Popular, utilizando instrumentos como revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semi- estruturada. O objetivo é explorar as diretrizes e práticas que emergem no contexto brasileiro, sejam elas inseridas diretamente nas políticas públicas, ou sob o guarda-chuva institucional da Secretaria Nacional de Participação Social, especificamente na Diretoria de Educação Popular, que tem por horizonte integrar a Educação Popular às políticas públicas e promover a transformação social e a cidadania. As experiências retratadas no trabalho, que incluem a incidência da Educação Popular nas políticas públicas, a publicação em 2014 do Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas e a política atual, que vem sendo formulada no governo Lula 3 (2023/2026), demonstram que a Educação Popular não apenas fomenta a participação social, mas também contribui significativamente para a formulação e implementação de políticas mais representativas. Apesar dos avanços na institucionalização da Educação Popular, como o restabelecimento da Diretoria de Educação Popular em âmbito federal, foram identificados desafios, incluindo resistência política e falta de recursos. O atual cenário político oferece oportunidades para fortalecer essa abordagem, mas requer um compromisso contínuo para superar barreiras. Conclui-se que a Educação Popular é essencial para garantir que as vozes de grupos marginalizados sejam ouvidas e para promover mudanças estruturais nas políticas públicas, ao mesmo tempo em que possui desafios políticos e econômicos para sua implementação e continuidade institucional.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Engenharia - EENGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8110458868069752pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.