Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59935
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Gomes, Adrielly Antonia Santos | - |
dc.contributor | Mendes, Rosana Maria | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T12:51:04Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T12:51:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Adrielly Antonia Santos; MENDES, Rosana Maria. Como acolher pessoas surdas nas instituições de ensino? Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente). | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-84982-27-7 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59935 | - |
dc.description | Este guia didático-pedagógico apresenta ações e estratégias voltadas à inclusão de pessoas surdas no ensino superior, com base em uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo central foi investigar como uma universidade pública se organizou para favorecer a acessibilidade e permanência de sua primeira estudante surda em um programa de pós-graduação. A obra contextualiza a surdez sob duas abordagens – a clínico-terapêutica e a sociocultural –, adotando esta última como referência para pensar a surdez enquanto cultura, com identidade própria e uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O livro descreve etapas essenciais para a inclusão, como a adaptação de processos seletivos, uso de recursos visuais, atuação de intérpretes, formação continuada de docentes e fortalecimento dos núcleos de acessibilidade. Ao enfatizar a importância da comunicação viso-gestual e da participação ativa de estudantes surdos, o guia propõe práticas pedagógicas baseadas no respeito à diversidade linguística e cultural. Conclui-se que a inclusão plena demanda ações planejadas, compromisso institucional e sensibilização da comunidade acadêmica, com foco na construção de espaços educacionais verdadeiramente acessíveis. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFLA | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente | - |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Surdos e surdas | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | Como acolher pessoas surdas nas instituições de ensino? | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO1_Como acolher pessoas surdas nas instituições de ensino? | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LIVRO2_Como acolher pessoas surdas nas instituições de ensino? | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.