Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59942
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Rufino, Carlos José | - |
dc.contributor | Claudio, Mario Henrique Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T19:06:19Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T19:06:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
dc.identifier.citation | RUFINO, Carlos José; CLÁUDIO, Mario Henrique Andrade. O uso de tecnologias e práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. 1 PDF (67 p.). (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente). | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-84982-16-1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59942 | - |
dc.description | Este guia colaborativo foi desenvolvido a partir de uma dissertação de mestrado, com foco na inserção de tecnologias e práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O material é resultado de um minicurso de formação continuada realizado com quatro professoras de Matemática atuantes na EJA, e apresenta reflexões sobre os desafios e as possibilidades do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nesse contexto educacional. O texto contempla um panorama histórico da EJA no Brasil, as características dos estudantes jovens e adultos, os fundamentos pedagógicos aplicáveis, e sugestões práticas para o uso de ferramentas como o GeoGebra. Aponta também a relevância da formação digital dos professores como fator essencial para inclusão social e melhoria do processo de ensino-aprendizagem. As vozes das participantes são incorporadas ao longo do conteúdo, enriquecendo a discussão com experiências concretas e estratégias adaptadas à realidade escolar. O guia visa estimular a colaboração entre docentes, proporcionando recursos acessíveis e contextualizados. A proposta se alinha à promoção de uma educação mais inclusiva, crítica e transformadora, especialmente voltada para um público historicamente marginalizado. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFLA | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente | - |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.title | Uma conversa sobre o uso de tecnologias e práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BU - Livros e capítulos de livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO1_Uma conversa sobre o uso de tecnologias e práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LIVRO2_Uma conversa sobre o uso de tecnologias e práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.