Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Fernandes, Guilherme Garcia | - |
dc.contributor | Mendes, Rosana Maria | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-15T19:39:48Z | - |
dc.date.available | 2025-05-15T19:39:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Guilherme Garcia; MENDES, Rosana Maria. Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente). | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-84982-13-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59956 | - |
dc.description | O e-book apresenta uma sequência didática voltada ao ensino do conceito de divisão, com foco em estudantes surdos da Educação Básica. A proposta se baseia nos Cenários para Investigação Inclusivos, valorizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a visualidade como recursos pedagógicos. O material inclui atividades práticas contextualizadas, como simulações de compras em papelaria e o uso de jogos digitais, incentivando a resolução de problemas de divisão partitiva e por medida. A abordagem promove a autonomia dos estudantes e contribui para uma matemática inclusiva e acessível, pautada na cultura surda. | pt_BR |
dc.description | * Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal. | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFLA | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Surdez - estudante | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Matemática inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais (Libras) | pt_BR |
dc.title | Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO1_Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LIVRO2_Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons