Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorFernandes, Guilherme Garcia-
dc.contributorMendes, Rosana Maria-
dc.date.accessioned2025-05-15T19:39:48Z-
dc.date.available2025-05-15T19:39:48Z-
dc.date.issued2025-05-15-
dc.identifier.citationFERNANDES, Guilherme Garcia; MENDES, Rosana Maria. Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente).pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-84982-13-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59956-
dc.descriptionO e-book apresenta uma sequência didática voltada ao ensino do conceito de divisão, com foco em estudantes surdos da Educação Básica. A proposta se baseia nos Cenários para Investigação Inclusivos, valorizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a visualidade como recursos pedagógicos. O material inclui atividades práticas contextualizadas, como simulações de compras em papelaria e o uso de jogos digitais, incentivando a resolução de problemas de divisão partitiva e por medida. A abordagem promove a autonomia dos estudantes e contribui para uma matemática inclusiva e acessível, pautada na cultura surda.pt_BR
dc.description* Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal.-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUFLApt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.uriAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectSurdez - estudantept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMatemática inclusivapt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinais (Libras)pt_BR
dc.titleDesenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivospt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons