Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6012
Título: Uso de cobertura morta vegetal no controle da umidade e temperatura do solo, na incidência de plantas invasoras e na produção da cenoura em cultivo de verão
Título(s) alternativo(s): Efficiency of mulching on soil moisture and temperature, weed control and yield of carrot in summer season
Autor: Resende, Francisco Vilela
Souza, Luciano Soares de
Oliveira, Paulo Sérgio Rabello de
Gualberto, Ronan
Palavras-chave: Erva daninha – Controle
Cenoura – Cultivo
Cobertura morta
Produtividade agrícola
Weeds – Control
Carrots – Culture
Mulching
Agricultural productivity
Daucus carota L.
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Data: 1-Fev-2005
Referência: RESENDE, F. V. et al. Uso de cobertura morta vegetal no controle da umidade e temperatura do solo, na incidência de plantas invasoras e na produção da cenoura em cultivo de verão. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 29, n. 1, p. 100-105, jan./fev. 2005.
Resumo: Avaliaram-se os efeitos de diferentes tipos de cobertura morta de solo de origem vegetal sobre o crescimento, controle de plantas daninhas, produtividade e regime hidrotérmico do solo no cultivo da cenoura, cultivar Brasília, em um experimento conduzido no período de setembro a dezembro de 1998, em Marília, SP. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições em parcelas de 2 m². Estudou-se os seguintes tipos de cobertura: serragem de madeira, casca de arroz, maravalha (raspa de madeira), capim seco (Cynodon spp.) e controle (solo sem cobertura morta). A utilização da cobertura morta de solo mostrou-se como uma prática vantajosa para o cultivo de verão da cenoura, reduziu a temperatura em até 3,5ºC, aumentou a retenção de umidade do solo em até 2,3% em relação ao controle e melhorou o desenvolvimento das plantas de cenoura. Houve menor incidência de plantas daninhas com o uso de maravalha e capim seco que, juntamente com a serragem também aumentaram o número de plantas colhidas. Entre os tipos de cobertura morta utilizados, a casca de arroz e a maravalha se destacaram em relação ao solo descoberto como os materiais que proporcionaram maior produtividade (112,6 e 99,6 t/ha respectivamente). O uso de cobertura morta de solo mostrou-se vantajoso em vários aspectos para cultura da cenoura, sendo técnica e economicamente viável, principalmente, em pequenas áreas e em cultivos orgânicos.
Abstract: The effects of different mulches were evalueted on carrot culture, cultivar Brasilia, in a experiment carried out at Marilia, São Paulo State, Brazil, from september to december/1998. The experimental design was a randomized block with four replications and size plots of 2 m2. Wood dust, wood chips, dry grass (Cynodon spp.), rice straw and control (soil without cover) were tested and their effects on the soil hidrothermal regime, weed control, growth and yield of carrot were determined. Mulching materials showed better carrots plants development, mild soil temperature (3,5°C less control trait) and better soil moisture (2,3% high control trait). Dry grass and wood chips showed lower weed infestation and dry grass, wood chips and wood dust increased carrot stand. Mulches with rice straw and wood increased carrot yield (112,6 e 99,6 t/ha respectively). Mulching use is technically and economically viable for carrot growing, mainly in small areas and in organic farms.
Outras Identificações : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542005000100012
Idioma: pt
Aparece nas coleções:Ciência e Agrotecnologia

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.