Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8813
metadata.ojs.dc.title: Um panorama dos setores indústria do açúcar e álcool no Brasil nas décadas de 70 e 80: estruturas comparadas
metadata.ojs.dc.creator: Shikida, Pery Francisco Assis
metadata.ojs.dc.subject: Insumo-Produto
Açúcar
Álcool
Brasil
metadata.ojs.dc.publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
metadata.ojs.dc.date: 11-Apr-2011
metadata.ojs.dc.identifier.citation: SHIKIDA, P. F. A. Um panorama dos setores indústria do açúcar e álcool no Brasil nas décadas de 70 e 80: estruturas comparadas. Cadernos de Administração Rural, Lavras, v. 10, n. 1. jan./jun. 1998.
metadata.ojs.dc.description.resumo: Tendo como base as matrizes insumo-produto do Brasil para 1975, 1980 e 1985, é feito neste trabalho uma análise do panorama dos setores indústria do açúcar e álcool nestas economias. Neste contexto, faz-se uso: dos conceitos de índices de ligações para trás e para frente, dentro da tradição de Hirschman/Rasmussen, para a definição de setores chaves; do conceito de campo de influência; e da análise de multiplicadores setoriais. Como corolário deste estudo, pode-se aferir que a indústria do açúcar e o álcool, nesta ordem, apenas se enquadraram na categoria de setor-chave da economia na hipótese de "relaxamento" desse conceito (na qual foram selecionados os 10 maiores índices de ligações para frente e/ou para trás). Ademais, tais setores foram destaques como demandantes de insumos dos demais setores.
metadata.ojs.dc.identifier: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/131
metadata.ojs.dc.language: por
Appears in Collections:Organizações Rurais & Agroindustriais

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.