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Título: Associações empresariais de hortifrutiganjeiros na microrregião da 4ª colônia: possibilidades e desafios
Título(s) alternativo(s): Business associations among the fruit and vegetable production units of the 4TH colony micro region: possibilities and challenges
Autor: Zamberlan, Carlos Otávio
Castagna, Gilfredo
Schuch Junior, Vitor Francisco
Palavras-chave: Estratégia
Gestão
Associação
Management
Association
Strategy
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Data: 6-Abr-2011
Referência: ZAMBERLAN, C. O.; CASTAGNA, G.; SCHUCH JUNIOR, V. F. Associações empresariais de hortifrutiganjeiros na microrregião da 4ª colônia: possibilidades e desafios. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 10, n. 2, p. 203-210, 2008.
Resumo: Neste artigo apresenta-se um estudo realizado com o objetivo de verificar a intenção dos produtores das unidades de produção de hortifrutigranjeiros da microrregião da 4ª Colônia, no Rio Grande do Sul, em participar de associações ou cooperativas, para que pudessem atuar em mercados cada vez mais competitivos. Para tanto, foi utilizado um questionário estruturado, construído em escala de Likert (Hair Júnior et al., 2005), aplicado, pelo método de entrevista, a todos os produtores dos municípios mais representativos das condições socioeconômicas e ambientais da microrregião estudada. Os dados foram tratados pela análise fatorial, estatística descritiva e por testes de postos. Observou-se que existe pré-disposição por parte da maioria dos produtores em formar associações de empresas; no entanto, alguns elementos importantes (por exemplo, a conscientização dos produtores e a utilização de ferramentas de gestão) para concretizar essas associações necessitam ser trabalhados, principalmente em um dos municípios pesquisados.
Abstract: The objective of this work is to verify the interest, among the farmers from the fruit and vegetable production units of the 4th Colony micro region in the state of Rio Grande do Sul, in participating in associations or cooperatives, which would allow them to participate in the increasingly competitive markets. A structured questionnaire, built in Likert scale, was applied through interviews to all the producers of the districts that best represented the socioeconomic and environmental conditions of the studied micro region. The data were treated with factorial analysis, descriptive statistics and rank tests. A pre-disposition to create company associations was observed among most of the producers; nevertheless, some important elements (for instance awareness and management tools) must still be elaborated in order to implement these associations, especially in one of the studied districts.
Outras Identificações : http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/80
Idioma: por
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