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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Francisco Sávio de Oliveira-
dc.creatorForte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante-
dc.date2011-04-18-
dc.date.accessioned2015-05-04T13:47:25Z-
dc.date.available2015-05-04T13:47:25Z-
dc.date.issued2015-05-04-
dc.identifierhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/215-
dc.identifier.citationBARROS, F. S. de O.; FORTE, S. H. A. C. A análise das características empreendedoras versus premissas da escola da estratégia empreendedora: um estudo multicasos no setor de alimentação. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 6, n. 2, p. 08-22, jul./dez. 2004.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8879-
dc.description.abstractThe managerial strategy thematic has been the object of a growing concern and studies in the academic literature, however few studies have been observed about the enterprising strategies. Thus, the main objective of this study is to identify the main characteristics of the process of strategy formation in companies of the enterprising context, relating them with the conceptual premises of the Enterprising Strategy School, as presented by Mintzberg et al (2000), using a field verification in small load companies in the food sector, with head offices in the city of Fortaleza. For this exploratory-descriptive study, accomplished during 2003, the primary data were collected through semistructured interviews with entrepreneurs and managers of the companies and out of direct observation accomplished during visits to their head offices and respective points of sales. After the research, it was concluded that the premises of the Enterprising Strategy School were not identified, in their totality, in the studied companies. The adoption of academic initiatives for studies about the strategic content of the enterprising behavior would fare as a new reality in understanding the operation of small size organizations. With that perspective and aware of the importance of that theme for the economical development of our country, an opportunity is visualized for the accomplishment of new studies and academic researches.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherOrganizações Rurais & Agroindustriais-
dc.relationhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/215/213-
dc.sourceOrganizações Rurais & Agroindustriais; v. 6, n. 2 (2004)-
dc.source2238-6890-
dc.source1517-3879-
dc.subjectEstratégia empresarial-
dc.subjectContexto empreendedor-
dc.subjectEstratégia empreendedora-
dc.subjectEnterprising strategy-
dc.subjectManagerial strategy-
dc.subjectEnterprising context-
dc.titleA análise das características empreendedoras versus premissas da escola da estratégia empreendedora: um estudo multicasos no setor de alimentação-
dc.title.alternativeThe analysis of enterprising characteristics versus premises of the enterprising strategy school: an study in the food sector-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.description.resumoA temática estratégia empresarial tem sido objeto de uma crescente preocupação e de estudos no âmbito da literatura acadêmica, porém, têm-se observado poucos estudos acerca das estratégias empreendedoras. Em face da realidade, este estudo tem como principal proposta identificar as principais características do processo de formação de estratégia em empresas do contexto empreendedor, relacionando-as com as premissas conceituais da Escola da Estratégia Empreendedora, conforme apresentada por Mintzberg et al. (2000), fazendo uso de uma verificação de campo em empresas de pequeno porte do setor de alimentação, com sede na cidade de Fortaleza. Para a operacionalização deste estudo exploratório-descritivo e de natureza qualitativa, realizado em 2003, os dados primários foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com empreendedores e dirigentes das empresas e de observações diretas realizadas em visitas às suas sedes e respectivos pontos de vendas. Após a pesquisa, concluiu-se que as premissas da Escola da Estratégia Empreendedora não foram identificadas na sua totalidade nas empresas estudadas. A adoção de iniciativas nos meios acadêmicos para estudos do conteúdo estratégico do comportamento empreendedor viria a formar uma nova realidade para a compreensão do funcionamento de pequenas empresas e de sua importância para o desenvolvimento econômico de nosso país.-
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