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Título: Dinâmica comportamental dos consumidores de café: um fator gerador de ações mercadológicas
Título(s) alternativo(s): Behavioral dynamics of the coffee consumers: a factor generating marketing actions
Autor: Mário, Talestre Maria do Carmo
Sette, Ricardo de Souza
Antonialli, Luiz Marcelo
Luna, Rosemar Martins
Boas, Luis Henrique de Barros Vilas
Palavras-chave: Marketing
Comportamento do consumidor
Café
Consumer’s behavior
Coffee
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Data: 1-Jan-2003
Referência: MÁRIO, T. M. do C. et al. Dinâmica comportamental dos consumidores de café: um fator gerador de ações mercadológicas. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 5, n. 1, 2003.
Resumo: Objetivando-se identificar de que forma os instrumentos de marketing influenciam seu comportamento de compra do consumidor de café, realizou-se uma pesquisa de marketing, com análises exploratória e descritiva, de natureza quantitativa. Utilizou-se o survey, com questionários estruturados, aplicados junto a 800 consumidores (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), em hipermercados, durante o período de julho a dezembro de 2001. Os questionários foram tabulados e analisados, utilizando-se o software SSPS (v.10), com análises estatísticas descritivas e multivariadas. Com base nos dados obtidos detectou-se que os consumidores, em sua maioria, são do sexo feminino, casados, com idade entre 20 e 40 anos, pertencentes, em grande parte, à classe social “B”, tendo como escolaridade o 2º grau completo. Dentre os instrumentos de marketing, verificou-se que os atributos relacionados ao produto (sabor, aroma e qualidade) possuem maior percepção e influência sobre o comportamento do consumidor. O preço também assume um papel importante, levando-se em conta que uma parte da amostra pertence à classe social “C”. Identificou-se que o consumidor não considerou relevantes ferramentas como propaganda e embalagem, demonstrando-se fiel à marca. Ele mostrou-se indiferente aos apelos e anúncios das propagandas que, em sua maioria, não são muito atrativas.
Abstract: Aiming to identify how marketing tools influence the coffee consumer’s purchasing behavior, a piece of marketing research with exploratory and descriptive analyses, of qualitative nature was accomplished. The survey was used, with structured questionnaires applied to 800 consumers (São Paulo, Belo Horizonte and Rio de Janeiro) in hypermarkets from July to December 2001. The questionnaires were tabulated and analyzed by utilizing the SSPS software (v.10) with descriptive and multivariate statistic analyses. The sample consisted mostly of consumers of the female gender, married, aged between 20 and 40 years, belonging, in general, to the social class B, senior high school educated. Among the marketing tools, it was found that the features related to the produce (flavor, smell and quality) have greater perception and influence on the consumer’s behavior. Price also plays an important role, as part of the sample belongs to social class C. It was verified that the consumer would not regard as relevant tools such as advertisement and package, proving themselves faithful to the brand. The consumer proved indifferent to the appeals and advertising announcements which, in general, are not very attractive.
Outras Identificações : http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/252
Idioma: por
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