Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9045
Título: A coordenação agroindustrial citricola brasileira e os novos recursos de poder: dos políticos aos jurídicos
Título(s) alternativo(s): Coordination of the brazilian citrus agribusiness and the new empowering resources: political and legal resources
Autor: Paulillo, Luiz Fernando
Almeida, Luiz Manoel de Moraes Camargo
Palavras-chave: Citricultura
Rede de poder
Governança
Organização
Recursos
Citrus farmers
Network power
Resources
Juice processing plants
Citrus business governance
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Data: 14-Set-2010
Referência: PAULILLO, L. F.; ALMEIDA, L. M. de M. C. A coordenação agroindustrial citricola brasileira e os novos recursos de poder: dos políticos aos jurídicos. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 11, n. 1, p. 11-27, 2009.
Resumo: O presente trabalho mostra que os recursos políticos e jurídicos que tornaram-se tão ou mais estratégicos para citricultores eprocessadores de suco no Brasil do que os próprios recursos financeiros, tecnológicos e organizacionais. Também, apresenta uma análise da governança citrícola brasileira atual,que está pautada por estratégias diferentes entre citricultores e processadoras: os citricultores e sua associação mais representativa avançam com orquestrações políticas e as grandes processadoras de suco avançam por meio do uso de instrumentos jurídicos. Esse embate revela um novo entrave para a conquista de resultados positivos pelos citricultores, na rede de poder atual do setor exportador de suco de laranja brasileiro. Os mandados judiciais comprovam que o contrato de fornecimento de laranja tornou-se um instrumento de poder fundamental na rede de decisões do setor, causando ganhos estratégicos para as processadoras de suco após quatro anos de conquistas de recursos políticos significativos por parte dos citricultores, especialmente do estado de São Paulo.O presente trabalho mostra que os recursos políticos e jurídicos que tornaram-se tão ou mais estratégicos para citricultores e processadores de suco no Brasil do que os próprios recursos financeiros, tecnológicos e organizacionais. Também, apresenta uma análise da governança citrícola brasileira atual,que está pautada por estratégias diferentes entre citricultores e processadoras: os citricultores e sua associação mais representativa avançam com orquestrações políticas e as grandes processadoras de suco avançam por meio do uso de instrumentos jurídicos. Esse embate revela um novo entrave para a conquista de resultados positivos pelos citricultores, na rede de poder atual do setor exportador de suco de laranja brasileiro. Os mandados judiciais comprovam que o contrato de fornecimento de laranja tornou-se um instrumento de poder fundamental na rede de decisões do setor, causando ganhos estratégicos para as processadoras de suco após quatro anos de conquistas de recursos políticos significativos por parte dos citricultores, especialmente do estado de São Paulo.
Abstract: This work shows that the political and legal resources available to citrus farmers have become as strategic as financial, technological and organizational resources. The study presents an analysis of the Brazilian citrus business governance, which is defined by the use of different strategies among citrus farmers and processing plants: the citrus farmers and their main association use political resources, while some big juice processing plants resort to legal resources. This opposition represents a new obstacle to the achievement of positive results by citrus farmers in the current power network. Court orders demonstrate that orange supply contracts have become a fundamental empowering instrument in the sector, leading to strategic gains for the juice processing plants after four years of significant political conquests by citrus farmers, especially in Sao Paulo state.
Outras Identificações : http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/7
Idioma: por
Aparece nas coleções:Organizações Rurais & Agroindustriais

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.