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Título: Comércio justo internacional: o caso do suco de laranja entre o Brasil e a França
Título(s) alternativo(s): Fair trade: the case of orange juice commercialization between Brazil and France
Autor: Machado, Melise Dantas
Paulillo, Luiz Fernando
Lambert, Annie
Palavras-chave: Custos de transação
Estrutura de governança
Redes
Comércio justo
Suco de laranja
Transaction costs
Governance structures
Networks
Fair trade
Orange juice
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Data: 4-Abr-2011
Referência: MACHADO, M. D.; PAULILLO, L. F.; LAMBERT, A. Comércio justo internacional: o caso do suco de laranja entre o Brasil e a França. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v.10, n.3, p. 387-404, 2008.
Resumo: Este artigo realiza una análise inicial das estruturas de governança do comércio justo de suco de laranja entre o Brasil e a França. Para tanto, o comércio justo é visto como um campo organizacional composto por redes complexas de organizações que mantêm relações de dependência mútua e compartilham o mesmo sistema de valor. Como o comércio justo é um assunto pouco estudado e apresenta particularidades com relação ao mercado internacional convencional, viu-se mais apropriado o desenvolvimento de um estudo exploratório. Dados primários e secundários foram coletados. Considerando o caso do suco de laranja entre o Brasil e a França, duas redes comerciais foram identificadas. A rede integrada é constituída por atores especializados no comércio justo e a rede certificada inclui organizações comerciais mais convencionais, como os supermercados. Apesar de adotarem mecanismos de funcionamento diferentes, no caso do suco de laranja, os importadores da cadeia integrada optaram por fazer parte da rede certificada. Por esse motivo, atendem às exigências dessa última e seguem suas regras para importar o suco de laranja brasileiro. Após analisar as características intrínsecas do produto, as especificidades de ativo, a frequência e a incerteza das transações, a estrutura de governança observada foi o arranjo híbrido, no qual contratos de longo prazo são adotados para coordenar as relações.
Abstract: This paper is a preliminary analysis of the governance structure of the faire trade of orange juice between Brazil and France. Fair trade is an organizational field composed of complex organizational networks that maintain relations of mutual dependence and share the same values system. As fair trade is a subject that has received relatively little study and presents many particularities, an exploratory study was considered appropriate. Primary and secondary data were collected. In the case of the trade of orange juice between Brazil and France, two commercial networks were identified. The integrated network is constituted by professionals who specialize in fair trade, while the certified network includes more conventional commercial organizations, such as supermarkets. However, although they adopt different functioning mechanisms, in the case of orange juice the importers in the integrated network have integrated themselves into the certified network. In this way, they meet the requirements of the certified network and follow its rules for importing Brazilian orange juice. After analyzing the intrinsic characteristics of the product, the asset specificity, the frequency and the uncertainty of the transactions, the governance structure observed was the hybrid arrangement, in which long-term contracts are used to coordinate relations.
Outras Identificações : http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/73
Idioma: por
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