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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edson Arlindo-
dc.creatorPereira, José Roberto-
dc.creatorBotelho, Maria Izabel Vieira-
dc.date2011-04-18-
dc.date.accessioned2015-05-04T13:48:02Z-
dc.date.available2015-05-04T13:48:02Z-
dc.date.issued2015-05-04-
dc.identifierhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/195-
dc.identifier.citationSILVA, E. A.; PEREIRA, J. R.; BOTELHO, M. I. V. A organização cooperativa e seus princípios democráticos. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 7, n. 2, p. 135-147, 2005.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9163-
dc.description.abstractThe setting of a cooperative takes place the moment people holding common interests and wishing to reach common goals, voluntarily unite under a free-adhesion scheme to democratically manage their enterprise taking all benefits and risks involved in cooperative activities. The cooperative organization is structured under ethical principles which distinguish them from other organizations. It is an organization based on democratic theorical principles like solidarity and equalness constituting the bases of their associates´ participation in the decision-making process and which, in its turn, may grant the citizenry formation of its members. In order to understand the cooperative principles a literature review was carried out, ranging authors of several conceptual palletes, including the ideologists of the utopian cooperativism who deal with the solidarity and equality theme as principles of democratic organizations in cooperatives. Next, the analytical categories solidarity and equality were analysed aiming to compare them to the notion given to them by the associates of the Cooperativa Educacional de Viçosa, MG (COEDUCAR). The north point of this paper is the analyses of these theorical concepts in the cooperative´s organizational environment. The methodology used in data-collection was based on qualitative research, by the use of semi-structured surveys, group-dynamic techniques and documental analysis. It was verified that the associates, as they celebrated a contract to the construction of a cooperative, seek to defending both the equality of their rights and solidarity in the development of their interests. On the other hand, they do not put into effect their participation and co-responsibility as for their own business in a practical way.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherOrganizações Rurais & Agroindustriais-
dc.relationhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/195/192-
dc.sourceOrganizações Rurais & Agroindustriais; v. 7, n. 2 (2005)-
dc.source2238-6890-
dc.source1517-3879-
dc.subjectCooperativismo-
dc.subjectSolidariedade-
dc.subjectIgualdade-
dc.subjectCooperative system-
dc.subjectSolidarity-
dc.subjectEquality-
dc.titleA organização cooperativa e seus princípios democráticos-
dc.title.alternativeThe cooperative organization and the democratic principles-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.description.resumoA constituição de uma cooperativa se dá a partir do momento que as pessoas, por meio de interesses comuns e almejando atingir determinados fins, se unem voluntariamente e sob livre adesão, para gerir democraticamente seu empreendimento, assumindo todos os benefícios e riscos advindos das atividades da cooperativa. A organização cooperativa é estruturada por princípios éticos que a distingüe das demais organizações. É uma organização que se fundamenta em princípios teóricos democráticos como a solidariedade e a igualdade constituindo os fundamentos da participação de seus associados no processo decisório e que, por sua vez, podem garantir a formação cidadã de seus membros. Para compreender os princípios cooperativos, realizou-se revisão de literatura, contemplando autores de matrizes conceituais diversas, incluindo os ideólogos do cooperativismo utópico que tratam do tema solidariedade e igualdade como princípios de organização democrática em cooperativas. Em seguida, analisou-se as categorias analíticas igualdade e solidariedade visando compará-las com a percepção dada pelos associados da Cooperativa Educacional de Viçosa, em Minas Gerais (COEDUCAR) relativa a estas categorias. A questão que norteou o desenvolvimento deste trabalho centra-se na análise destes conceitos teóricos no ambiente organizacional da cooperativa. A metodologia foi fundamentada na pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas, técnicas de dinâmicas de grupo e análise documental. Observou-se que os associados, ao celebrarem um contrato para a constituição de uma cooperativa, buscam defender a igualdade de seus direitos e solidariedade no desenvolvimento de seus interesses. Em contrapartida, não efetivam de forma prática a participação e co-responsabilidade com o seu próprio empreendimento.-
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