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dc.creatorEles, Rejane Maria Oliveira-
dc.date.accessioned2015-05-11T19:56:27Z-
dc.date.available2015-05-11T19:56:27Z-
dc.date.issued2015-05-11-
dc.date.submitted2014-12-19-
dc.identifier.citationELES, R. M. O. Uma experiência de formação docente em Língua Portuguesa no contexto do Pibid. 2014. 118 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9463-
dc.description.abstractTeacher training has been the focus of investigative research of qualitative nature. In the context of this investigation, we considered the studies performed by Schön (2000) on reflexive-professor as focus for teacher formation issues, the dialogicity defended by Freire (1996), as well as the teaching knowledge of Tardif (2012), which permeate the life of a teacher in formation, in order to attempt at describing the formation process of a Portuguese Language (PL) teacher. Therefore, in this study, the general objective was to observe and describe the formation process of teachers by means of teaching practices for PL in the context of PIBID. The specific objectives were to describe, analytically, the pedagogical practices in order to categorize them according to the moments of reflection exposed in the daily dialog journals of pre-service teachers. The methodology is configured as a qualitative approach, based on the empirical knowledge for epistemological curiosity, that is, a case study, given that it derives from the livelihood of the teacher-supervisor-researcher in the context of PIBID. The analysis was conducted after the interpretation of the reflexive-dialog journals in order to understand the teacher formation processes. The results showed that, although, if there was an outlining of how to teach the content of Portuguese Language from theories of language interaction, there were many drawbacks for performing the pedagogical proposals regarding this conception. We also verified that, by means of the speech in the reflexive-dialog journals, and comparing these them before and after applying the activities, the progression of the reflection in the practices executed, made possible by the situations of anguish, questionings and self-assessment of our teaching practice.-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectDiários reflexivos-dialogadospt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.subjectReflective-dialog journalspt_BR
dc.titleUma experiência de formação docente em Língua Portuguesa no contexto do Pibidpt_BR
dc.title.alternativeAn experience of Portuguese Language teacher formation in the PIBID contexpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Departamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationLinguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Patricia Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Vieira, Mauriceia de Paula-
dc.contributor.referee1Rezende, Márcia Ambrósio Rodrigues-
dc.description.resumoA formação de professores tem sido foco investigativo em pesquisas de cunho qualitativo e no contexto desta investigação levamos em consideração os estudos de Schön (2000), sobre professor-reflexivo, como foco para as questões de formação docente, bem como a dialogicidade defendida por Freire (1996), além dos saberes docentes Tardif (2012) que permeiam a vida de um professor em formação a fim de tentarmos descrever o processo de formação de um professor de Língua Portuguesa (LP). Desta forma,o estudo tem como objetivo geral observar e descrever o processo de formação docente por meio das práticas pedagógicas para o ensino de LP no contexto do Pibid. E como objetivos específicos, descrever de forma analítica as práticas pedagógicas de forma a categorizá-las de acordo com os momentos de reflexão expostos nos diários reflexivos-dialogados das professoras pré-serviço. A metodologia se configura em uma abordagem qualitativa, que parte do conhecimento empírico para a curiosidade epistemológica, ou seja, um estudo de caso, pois parte da vivência da professora-supervisora-pesquisadora no contexto do Pibid. A análise se deu após a interpretação dos diários reflexivos-dialogados a fim de compreender os processos de formação docente. Os resultados apontam que, embora se tivessem delineamentos de como ensinar o conteúdo da Língua Portuguesa, a partir de teorias da interação da língua, vários foram os percalços para a realização das propostas pedagógicas acerca dessa concepção. Percebeu-se, ainda, por meio das falas nos diários reflexivo-dialogados e comparando estes diários antes e depois das atividades aplicadas, a progressão da reflexão nas práticas executadas, possibilitadas pelas situações de angústias, questionamentos e autoavaliação da nossa prática docente.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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