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dc.creatorAlcântara, Jessica Nunes de-
dc.date.accessioned2015-05-18T12:02:05Z-
dc.date.available2015-05-18T12:02:05Z-
dc.date.issued2015-05-18-
dc.date.submitted2015-02-27-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, J. N. de. Efeito do patrocínio às indústrias esportiva e criativa sobre o desempenho das empresas brasileiras de capital aberto. 2015. 93 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9591-
dc.description.abstractWith this research, we aimed at verifying the influence of the sports and creative industries sponsorship strategy over the performance of public Brazilian companies in the period from 2007 to 2013. The sample consisted of 49 companies that have shares traded on the BM&FBovespa and have IBASE social reports. The nature of this study is quantitative and data were collected by means of the Economática ® database, IBASE social reports, administrative reports, social and sustainability reports annually published by the studied companies. The statistical techniques used to meet the proposed objectives were descriptive statistics, logistic regression and multiple regression. The results show that, among the amount of investment performed along the analysis period, 82% is destined for sponsoring culture and 18%, for sponsoring sports. In addition, the sector that most used the sponsorship strategy for sports and culture is the electricity sector, however, the sector that most invests, allocating a higher amount of financial resources, is the telecommunication sector. The investment in culture per year reaches two or three times that which is invested in sports, even in years of world sporting events, such as the Olympic Games or FIFA World Cup and Confederation Cup. The first logistic regression performed showed that among the specific traits of the firm, size and profitability have a positive relation with the probability of the company adopting the sponsorship strategy to sports and creative industries. The results also showed that company size, as well as industrial concentration of the sector in which the companies operate, have positive relation with the probability of the company adopting the sponsorship strategy to both industries, sports and creative. Finally, we observed that the sponsorship to sports, as well as to culture, has positive relation with the economic performance of the companies. The results of this work are relevant, given that they show the economic importance for companies that adopt sponsorship to sports and creative industries as a strategy.-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEstratégia de patrocíniopt_BR
dc.subjectIndústria criativapt_BR
dc.subjectIndústria esportivapt_BR
dc.subjectDesempenho econômicopt_BR
dc.subjectSponsorship strategypt_BR
dc.subjectCreative industrypt_BR
dc.subjectSports industrypt_BR
dc.subjectEconomic performancept_BR
dc.titleEfeito do patrocínio às indústrias esportiva e criativa sobre o desempenho das empresas brasileiras de capital abertopt_BR
dc.title.alternativeEffect of sponsorship to sports and creative industries over the performance of Brazilian public companiespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCarvalho, Francisval de Melo-
dc.publisher.programDAE - Departamento de Administração e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão de Negócios, Economia e Mercadopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sabrina Soares da-
dc.contributor.referee1Leite, Ramón Silva-
dc.contributor.referee1Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.description.resumoObjetivou-se com este trabalho verificar a influência da estratégia de patrocínio às indústrias esportiva e criativa sobre o desempenho das empresas brasileiras de capital aberto no período de 2007 a 2013. A amostra foi constituída de 49 empresas que têm suas ações negociadas na BM&Fbovespa e que possuem balanços sociais Ibase. A natureza do estudo é quantitativa e os dados foram coletados por meio do banco de dados Economática ®, balanços sociais Ibase, relatórios administrativos, relatórios sociais e de sustentabilidade publicados anualmente pelas empresas estudadas. As técnicas estatísticas utilizadas para atender os objetivos propostos foram das estatísticas descritivas, regressão logística e regressão múltipla. Os resultados demonstraram que dentre o montante de investimento realizado ao longo do período analisado, 82% deste é destinado a patrocínios à cultura, e 18% é destinado a patrocínio ao esporte. Além disso, o setor que mais utilizou a estratégia de patrocínio ao esporte e à cultura é o setor de energia elétrica, porém setor que mais investe, destinando um maior montante de recursos financeiros é o setor de telecomunicação. O investimento em cultura por ano chega a ser duas ou três vezes mai or que o investimento em esportes, mesmo em anos de eventos esportivos mundiais, como Olympic Games, FIFA World Cup e Confederation Cup. A primeira regressão logística realizada apresentou que dentre as características específicas da firma, o tamanho e a rentabilidade têm relação positiva com a probabilidade da empresa em adotar a estratégia de patrocínio às indústrias esportiva e criativa. Os resultados também apresentaram que o tamanho da empresa, bem como a concentração industrial do setor em que as empresas estão inseridas, possui relação positiva com a probabilidade de a empresa adotar a estratégia de patrocínio a ambas as indústrias, esportiva e criativa. E por fim, percebeu que o patrocínio ao esporte, bem como o patrocínio à cultura, tem relação positiva com o desempenho econômico das empresas. Os resultados deste trabalho são relevantes, pois mostram a importância econômica para as empresas que adotam patrocínios às indústrias esportiva e criativa como estratégia.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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