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Título: Proposta de normatização para a gestão dos resíduos sólidos na Universidade Federal de Lavras
Autor : Paula, Cristiane Angélica de Paiva
Primeiro orientador: Saczk, Adelir Aparecida
Primeiro membro da banca: Ribeiro, André Geraldo Cornelio
Rodrigues, Luciano dos Santos
Rigatto, Silvia Helena
Magriotis, Zuy Maria
Área de concentração: Gestão de Resíduos e Efluentes
Palavras-chave: Gerenciamento
Normas
Instituições de ensino
Management
Standards
Educational institutions
Data da publicação: 20-Mai-2015
Referência: PAULA, C. A. de P. Proposta de normatização para a gestão dos resíduos sólidos na Universidade Federal de Lavras. 2015. 234 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias e Inovações Ambientais)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: As universidades possuem suas capacidades geradoras de resíduos comparáveis a pequenos núcleos urbanos. Os resíduos produzidos nas universidades são qualitativamente diferenciados, em decorrência das atividades de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem, além das atividades administrativas, podendo possuir características de periculosidade à saúde e ao meio ambiente. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) gera resíduos variados, destacando-se pela geração de resíduos químicos, biológicos, recicláveis, orgânicos, de construção civil, lâmpadas, agroquímicos, eletroeletrônicos, entre outros. O presente estudo, baseado em pesquisas bibliográficas, legislativas e entrevistas não estruturadas, buscou propor um Projeto de Resolução para o adequado gerenciamento de resíduos químicos, biológicos, recicláveis e de construção civil na UFLA. Apesar de existir o gerenciamento dos resíduos gerados no campus, observou-se a falta de integração dos departamentos e setores da UFLA neste aspecto, acarretando na ineficiência de muitas etapas do gerenciamento. As universidades são dotadas de autonomia administrativa, por isso são capazes de produzir suas próprias normas que devem ser aprovadas pelos Conselhos Universitários. Assim, a produção e aprovação das normas ambientais internas na UFLA são indispensáveis para que o conhecimento ambiental e as atitudes ambientalmente adequadas deixem de serem práticas isoladas no campus para se tornarem atos concretos de toda a comunidade acadêmica, garantindo a formação de futuros profissionais conscientes ambientalmente.
Abstract: Universities present residue-generating capability comparable to small urban centers. The residues produced at the universities are qualitatively distinct due to the development of education, research and extension activities, in addition to administrative activities, with the possibility of presenting hazardous traits to human health and the environment. The Universidade Federal de Lavras (UFLA) generates many residues, with significant generation of chemical, biological, recyclable, organic, of civil construction, lamps, agrochemical, electro-electronics, among others. The present study, based on bibliographic and legislative research as well as on non-structured interviews, sought to propose a Resolution Project for the adequate managing of chemical, biological, recyclable and of civil construction residues at UFLA. Despite the existence of the management of residues generated at the campus, we observed the lack of integration by part of the departments and sectors at UFLA in this aspect, leading to the inefficiency of many stages of management. The universities present administrative autonomy, thus, they are capable of formulating their own norms, which must be approved by the University Councils. Therefore, the formulation and approval of internal environmental norms at UFLA are indispensable for environmental knowledge and environmentally adequate attitudes are no longer isolated practices at the campus to become concrete for the entire academic community, guaranteeing the formation of environmentally conscious future professionals.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9613
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCF - Tecnologias e Inovações Ambientais - Mestrado Profissional (Dissertações)

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