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dc.creatorAssis, Sabrina Azevedo Ferreira-
dc.date.accessioned2015-08-05T20:09:40Z-
dc.date.available2015-08-05-
dc.date.available2015-08-05T20:09:40Z-
dc.date.issued2015-08-05-
dc.date.submitted2015-05-28-
dc.identifier.citationASSIS, S. A. F. Modernização da burocracia das compras públicas : sistema de registro de preços em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2015. 173 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9750-
dc.description.abstractThe public procurement modernization was the main theme of this work, which was performed aiming to analyze the prices registration system in the perspective of modernization of public administration and possible advances in procurement procedures, and to identify possible bureaucratic dysfunctions in the procedures of a Federal Institutions of Higher Education. Besides, we sought to understand the way how these changes in the procurement were realized by public agents at the Federal University of Lavras. The study was performed based on the theories of bureaucracy and modernization of public administration. A qualitative approach, theoretical and empirical, based on a case study was used. Data were obtained by means of literature review and semi-structured interview on an intentional sample consisting of collaborator of Board of Material Management at UFLA, considering those who face transformations of the prices registration system. According to results, the modernization process of public procurement occurs after identifying the existing bureaucratic dysfunctions in the system. In addition, we found that the modernization process contributed to the improvement of procedures, as well as for the creation of parallel management structures, which contributed to the best use of this prices registration system. Therefore, new dysfunctions among new bureaucracy procedures, which had already corrected dysfunctions of previous legislations, were identified.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectBurocraciapt_BR
dc.subjectBureaucracypt_BR
dc.subjectGovernment purchasingpt_BR
dc.subjectCompras (Serviço público)pt_BR
dc.titleModernização da burocracia das compras públicas : sistema de registro de preços em uma Instituição Federal de Ensino Superiorpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Gustavo Melo-
dc.contributor.referee1Pereira, José Roberto-
dc.contributor.referee2Neves, Jorge Alexandre Barbosa-
dc.description.resumoA problematização da modernização das compras públicas foi o principal tema deste trabalho. Diante disso, como objetivo geral buscou analisar o Sistema de Registro de Preços em uma perspectiva de modernização da administração pública e de possíveis avanços nos procedimentos de compras e identificar possíveis disfunções burocráticas nos procedimentos de uma IFES. A partir daí compreender como essas modificações na área de compras foram percebidas pelos agentes públicos que trabalham na efetivação das compras públicas em uma Instituição Federal de Ensino Superior, a UFLA. A pesquisa foi realizada tendo como fundamentos as teorias da burocracia e da modernização da administração pública. A metodologia de pesquisa adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa de natureza teórico-empírica. Definiu-se como método de pesquisa o estudo de caso. A coleta de dados envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica e documental, e uma pesquisa empírica que se realizou por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, em uma amostra intencional com os servidores da Diretoria de Gestão de Materiais da UFLA, considerando aqueles que vivenciaram as transformações do Sistema de Registro de Preços. Dessa forma, primeiramente os resultados encontrados assinalam que os processos de modernização das compras públicas ocorrem a partir das identificações das disfunções burocráticas existentes dentro do sistema, para que depois ocorresse alteração dos procedimentos. A partir dos dados coletados nas entrevistas realizadas, percebeu-se que nas práticas realizadas no setor de compras da UFLA, os processos de modernização contribuíram para a melhoria dos procedimentos, como também a criação de estruturas paralelas de gestão que contribuíram para o melhor uso do SRP. Contudo, foram identificados novas disfunções em meio às novas burocracias que já haviam corrigido as disfunções das legislações anteriores.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração públicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3534896673772541pt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)

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