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dc.creatorDaúd, Cristina dos Santos Dias-
dc.date.accessioned2015-08-24T19:58:42Z-
dc.date.available2015-08-24T19:58:42Z-
dc.date.issued2015-08-24-
dc.date.submitted2015-03-27-
dc.identifier.citationDAÚD, C. dos S. D. Dimensionamento da alocação de vagas de técnicos administrativos nas Universidades Públicas Federais. 2015. 196 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9811-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the assignment of technicaladministrative staff in the 63 federal public universities and their many configurations, as well as to present the profile of these staff members at the Universidade Federal de Lavras. By means of this analysis, we propose two indicators: one indicator for the Academic Dimension, which encompasses comparative indexes of technical-administrative staff regarding the amount of professors, students and undergraduate and graduate courses; and an indicator for the Managerial Dimension, which encompasses the qualification levels and classification of the technical-administrative staff. In the study’s concept foundations, we present the trajectory of public administration, from patrimonialism to the New Public Service and the role of the federal public university confronting the challenges of administration. We also approach the themes on planning and dimensioning of personnel in Brazilian public administration, in which we relate the first proposals for planning and professionalization of public administration in Brazil, in addition to a brief study on the importance of using indicators in administration. Subsequently, we present the evolution of the personnel area, the carrier and position structure and the personnel development policy in the federal public service. The research methodology adopted for the analyses was descriptive statistics, by which we constructed tables and graphs, as well as comparative indexes of staff assignment. The data collection was conducted by means of bibliographical and documental research. With the study developed, we can conclude that there are large variations on the assignments of technical-administrative staff on the 63 federal universities. Given that the proposal of this study was to analyze the assignments under the administrative point-of-view, future studies can analyze which variables present greater interference over assignments, if technical or politic, and evaluate causes universities so well classified in the IGC/INEP, be located in the lower levels of technical-administrative staff assignment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectDimensionamento de pessoalpt_BR
dc.subjectPersonnel dimensioningpt_BR
dc.subjectAlocação de técnico-administrativospt_BR
dc.subjectTechnical-administrative staff assignmentpt_BR
dc.titleDimensionamento da alocação de vagas de técnicos administrativos nas Universidades Públicas Federaispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, José Roberto-
dc.contributor.referee1Silva, Gustavo Melo-
dc.contributor.referee2Veiga, Ruben Delly-
dc.contributor.referee3Rezende, João Batista-
dc.description.resumoConduziu-se, este estudo, com o objetivo de analisar a alocação de servidores técnico-administrativos, nas 63 Universidades Públicas Federais e suas diversas configurações, bem como apresentar o perfil desses servidores, na Universidade Federal de Lavras. Por meio desta análise são propostos dois indicadores: um Indicador para a Dimensão Acadêmica, que engloba índices comparativos de servidores técnico-administrativos em relação aos quantitativos de docentes, estudantes e cursos de graduação e pós-graduação e um Indicador para a Dimensão Gerencial, que engloba os níveis de qualificação e classificação dos servidores técnico-administrativos. Nos fundamentos conceituais do trabalho, são apresentados a trajetória da administração pública, do patrimonialismo ao Novo Serviço Público e o papel da Universidade Pública federal frente aos desafios da administração. São também abordados os temas sobre planejamento e dimensionamento de pessoal na administração pública brasileira, nos quais são relacionadas as primeiras propostas de planejamento e profissionalização da administração pública no Brasil, bem como um breve estudo sobre a importância da utilização de indicadores na administração. Em seguida, é apresentada a evolução da área de pessoal, a estrutura de carreiras e cargos e a política de desenvolvimento de pessoal no serviço público federal. A metodologia de pesquisa adotada para as análises foi a estatística descritiva, por meio da qual foram construídas tabelas e gráficos, bem como os índices comparativos das alocações de servidores. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Por meio do estudo desenvolvido, pode-se concluir que existem grandes variações nas alocações de servidores técnico-administrativos nas 63 Universidades Federais. Uma vez que a proposta deste trabalho foi analisar as alocações sob o ponto de vista administrativo, futuros estudos podem analisar quais variáveis têm mais interferência nas alocações, se técnicas ou políticas e, também, avaliar o que faz com que universidades tão bem classificadas no IGC/INEP estejam localizadas nos níveis mais baixos de alocação de servidores técnico-administrativos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração públicapt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)

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