Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Danilo Batista dos
dc.date.accessioned2018-09-26T19:11:31Z-
dc.date.available2018-09-26T19:11:31Z-
dc.date.issued2016-01-12
dc.date.submitted2014-11-25
dc.identifier.citationSANTOS, D. B. dos. Análise da instabilidade de software baseada nas medidas de acoplamento aferente e eferente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014. Não paginado.
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30686-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado no formato de artigo ao Departamento de Ciência da Computação para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação.
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectInstabilidade de softwarept_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.titleAnálise da instabilidade de software baseada nas medidas de acoplamento aferente e eferentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.publisher.programNãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Antônio Maria Pereira de
dc.contributor.referee1Costa, Heitor Augustus Xavier
dc.contributor.referee2Freire, André Pimenta
dc.contributor.referee3Lima, Eudes de Castro
dc.description.resumoA medida denominada instabilidade de software indica o grau de suscetibilidade de uma entidade quanto às alterações ocorridas em outras entida-des do software. A interpretação desta medida implica que quanto mais alto o valor da instabilidade, mais sujeita a alterações inesperadas de comportamento ela estará, mesmo não tendo sofrido alterações diretas em seu código. Caso haja baixa instabilidade então tem-se indícios de que a entidade analisada é pouco dependente das demais. Caso contrário, tem-se indícios de que uma reestrutura-ção poderia ser necessária, pois a entidade analisada é extremamente sensível as alterações ocorridas nas entidades das quais ela depende. Neste artigo, apresenta-se uma análise da medida de instabilidade envolvendo uma comparação entre os valores de referência propostos pela academia e os praticados no mercado de sof-tware livre. Adotou-se a definição de instabilidade de Martin [2], calculada por meio dos valores de acoplamento aferente e eferente. Observou-se uma escassez de valores de referências nos artigos científicos e que o valor 1, valor máximo possível para a instabilidade, é o mais comum após a medição de 107 softwares livres em 3 versões cada. Concluiu-se que os softwares livres possuem alta ins-tabilidade e que as medidas Ca e Ce tem um impacto direto sobre a instabilidade do software e que quanto maior Ce em detrimento a Ca, maior será a instabilidade da entidade analisada.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
Appears in Collections:PROGRAD - Sistemas de Informação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.