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dc.creatorGuedes, Adriana Paula-
dc.date.accessioned2025-05-12T19:16:22Z-
dc.date.available2025-05-12T19:16:22Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.date.submitted2025-02-17-
dc.identifier.citationGUEDES, Adriana Paula. Integração da educação digital no ensino fundamental: estágio atual e desafios. 2025. 91 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59930-
dc.description.abstractThe research aims to describe the current stage of Digital Education (DE) integration in Elementary Education, using the proposals of the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Policy on Digital Education (PNED) as references. Since digital technologies are present in various everyday activities, they can no longer be ignored or excluded from schools. For at least 30 years, government programs have been promoting their integration into the learning environment of basic education. As a result, this topic offers abundant research findings that, through systematic analysis, can provide an overview of successful initiatives and the limitations of public policies in the school context. Moreover, the identification of good practices enables the compilation of these as sources of inspiration for schools in the initial stages of implementing DE in elementary education. To this end, bibliographic research was conducted in the form of a systematic review, complemented by document analysis of Political Pedagogical Projects (PPP) from three schools in Belo Horizonte. Data were analyzed based on the Content Analysis method by Laurence Bardin. The systematic analysis indicated that current research identifies benefits in using Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the teaching-learning context, particularly emphasizing greater student engagement with studies, resulting in effective learning. However, this is a superficial perspective compared to the prescriptions of the BNCC and PNED. This perception aligns with the evidence found in the PPP sample study. There is a significant discrepancy between what normative documents propose and what is planned for the school environment. The studied research provides clues pointing to significant limitations in integrating digital technologies into teaching practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectEducação mediada por tecnologiaspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectRevisão sistêmicapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Educação Digital (PNDE)pt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectTechnology-mediated educationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectSystematic reviewpt_BR
dc.titleIntegração da educação digital no ensino fundamental: estágio atual e desafiospt_BR
dc.title.alternativeIntegration of digital education in primary school: current stage and challengespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Veloso, Braian Garrito-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Alessandra-
dc.description.resumoA pesquisa tem por objetivo descrever o estágio atual de integração da Educação Digital (ED) no Ensino Fundamental, tendo como bases a Base Nacional Curricular Comum e a Política Nacional de Educação Digital. Uma vez que as tecnologias digitais estão presentes em várias atividades cotidianas, não podem mais ser ignoradas ou excluídas da escola. Existem programas governamentais, há, pelo menos 30 anos, que fomentam esta inserção no ambiente de aprendizagem da educação básica. Como consequência é tema com abundância de resultados de pesquisa que podem oferecer, mediante análise sistêmica, um quadro geral de iniciativas exitosas e de limites para o que as políticas públicas propõem no âmbito escolar. Ademais, a possibilidade de identificação de boas iniciativas permite a reunião destas como fonte inspiração para escolas que estão em fase inicial de inclusão da ED no ensino fundamental. Para tanto, foi realizada a pesquisa bibliográfica, na forma de revisão sistêmica, complementada por análise documental em Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de três escolas do município de Belo Horizonte. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Lourence Bardin. A analise sistêmica apontou que as pesquisas atuais identificam benefícios na utilização das TDIC no contexto do ensino aprendizagem, dentre os quais a ênfase é no maior envolvimento dos estudantes com o estudo, resultando em aprendizagens efetivas. Entretanto, essa é uma perspectiva superficial se comparada às prescrições da BNCC e da PNDE. Essa percepção foi ao encontro do que se evidenciou no estudo na amostra de PPP. Existe um descompasso marcante entre o que preveem os documentos normativos e o que se planeja para o ambiente escolar. Nas pesquisas estudadas há pistas que apontam para limitações significativas para a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação em práticas de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras – FAELCHpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3562088703609726pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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