Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10313

Título: A comunicação como instrumento de intervenção nas associações de pequenos produtores de Japonvar, MG: prescrição ou religação?
Autor(es): Alencar, Edgard
Siqueira, Euler David
Lopes, Paulo Sérgio N.
Assunto: Comunicação
Communication
Comunicação na agricultura
Agricultural communication
Pequi
Data de publicação: 4-Set-2015
Referência: SANTOS, K. C. dos. A comunicação como instrumento de intervenção nas associações de pequenos produtores de Japonvar, MG: prescrição ou religação? 2004. 174 p. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004.
Resumo: Procurou-se identificar as práticas comunicativas dos intervenientes nas ações de intervenções dirigidas às três associações de pequenos produtores rurais do Norte de Minas Gerais em Japonvar (Appramigos, Apport e Aprocam) e se estas ações teriam a forma prescritiva ou de religação e se os resultados desses processos permitiram a inclusão dos sertanejos em situação de pobreza acentuada nos projetos de desenvolvimento local. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, tendo como referência o paradigma interpretativo e como o principal aporte teórico a teoria da ação comunicativa, para discutir as percepções dos atores envolvidos nos processos de intervenção, os seus fluxos comuniçativos, seus pressupostos e suas ações. realizou-se um estudo multicaso, obtendo-se a informação por meio de roteiro de entrevista, da análise documental observação participante; procedeu-se à triangulação desse conjunto de dados analisando-os por meio da redução dos seus significados, bem como pela construção das asserções articuladas nos discursos produzidos pelos atores envolvidos nos processos de intervenções. Os resultados permitiram perceber que as intervenções dirigidas à Appramigos e à Apport, tendo como interveniente principal o Banco do Nordeste do Brasil, caracterizaram-se pela forma de intervenção sustentada nos pressupostos prescritivos, em uma comunicação não dialógica e tutorial, ficando conhecidos em Japonvar como o projeto da vaca preta do BNB. Estas ações dificultaram de forma significativa a permanência dos sertanejos nesses projetos de desenvolvimento. Já a intervenção dirigida à Aprocam, articulada principalmente pela EMATER e Prefeitura Municipal local, caracterizou-se pela busca da interligação entre o saber local e os saberes dos técnicos, por uma comunicação dialógica e educativa, instituindo-se condições mais favoráveis à inserção dos sertanejos no projeto de desenvolvimento local com o aproveitamento industrial do pequi.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10313
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO A comunicação como instrumento de intervenção nas associações de pequenos produtores de Japonvar, MG: prescrição ou religação?.pdf10,59 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback