Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10566

Title: Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
???metadata.dc.creator???: Neves, Jefferson Adriano
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Charret, Iraziet da Cunha
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Veit, Eliane Ângela
???metadata.dc.contributor.referee2???: Maciel, Antônio Marcelo Martins
???metadata.dc.contributor.referee3???: Mendes, Rosana Maria
Keywords: Ensino de Física
Ensino fundamental
Aprendizagem significativa
Unidade didática
Efeito estufa
Physics education
Elementary education
Meaningful learning
Teaching unit
Greenhouse effect
???metadata.dc.date.submitted???: 21-Aug-2015
Issue Date: 5-Nov-2015
???metadata.dc.description.sponsorship???: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Citation: NEVES, J. A. Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Diversos conceitos de Física devem ser construídos durante o Ensino Fundamental e é com esse objetivo que foi realizado o trabalho aqui apresentado. Com ele, pretendia-se desenvolver um ambiente de ensino e aprendizagem baseado em problemas vivenciados pela sociedade nos dias atuais para construir, de forma significativa, a Física do Efeito estufa no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de apresentar uma unidade didática que possibilite o desenvolvimento de um ambiente construtivista, promovendo uma releitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCNEF) de Ciências, para ensinar a Física do Efeito Estufa no nono ano do Ensino Fundamental. Com esse objetivo, ocorreu a construção de uma unidade didática, construída tendo como embasamento teórico os estudos de Ausubel e Novak sobre aprendizagem significativa. Após a consolidação dessa unidade didática, analisou-se a unidade para inferir se ocorreu aprendizagem e se a mesma pôde ser considerada significativa. Nessa análise, foi utilizado o Método de Análise de Conteúdo, com o objetivo de compreender os significados trocados entre estudantes e professores. A primeira versão das unidades didáticas, que contemplam o plano de ensino, foram utilizadas no ano de 2014 com duas turmas do nono ano de um colégio da rede privada, que está localizado na cidade de Lavras.
Abstract: Several concepts of physics must be constructed during the elementary school and it is with this objective that we performed the work presented here. With it was intended to develop a teaching and learning environment based on problems experienced by society these days to build, significantly, the Greenhouse effect Physics in the ninth year of elementary school. The research was developed in order to present a teaching unit that allows the development of a constructivist environment, promoting a reinterpretation of the National Curriculum Parameters of Basic Education (NCPBE) of Sciences, to teach Greenhouse Physics in the ninth year of elementary school . To this end, there was the construction of a teaching unit, built with theoretical foundation studies of Ausubel and Novak on meaningful learning. After the consolidation of this teaching unit, the unit analyzed to infer whether learning occurred and whether it could be considered significant. In this analysis, the content analysis method was used in order to understand the meanings exchanged between students and teachers. The first version of the didactic units that comprise the syllabus, were used in 2014 with two classes of the ninth year of a college's private network, which is located in the city of Lavras.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10566
Publisher: Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.language???: por
Appears in Collections:DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano uma abordagem baseada na aprendizagem significativa.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback