Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, José Amilton-
dc.date.accessioned2015-11-16T17:31:59Z-
dc.date.available2015-11-16T17:31:59Z-
dc.date.issued2015-11-16-
dc.date.submitted2015-09-11-
dc.identifier.citationFERNANDES, J. A. Balança de Ampère-Faraday: uma estratégia para discutir campo magnético e força magnética. 2015. 132 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10592-
dc.description.abstractThis work is the result of a research aimed at basic education, developed under the National Professional Master’s program in Physics Teaching – MNPEF, held at Federal University of Lavras – UFLA from August 2013 to August 2015. It was conceived to motivate and make physics significant to secondary school students by considering a strategy to discuss the magnetic field and magnetic force. It is described a didactic sequence for teaching and learning in an experimental problem context. The design and development of a prototype set for measuring the magnetic force on a wire carrying an electric current in the presence of an external magnetic field using an digital mini-scale is presented. It is also discussed the underlying physical concepts and the different sets tested, as well as the source of spurious effects that might hinder the understanding of the subject. It is proposed a didactic transposition strategy to foster a conceptual inquire by the student triggered by cognitive conflict. The following topics are discussed: the learning theory on which this work is based, the methods used in the teaching sequence and for obtaining the results and their evaluation. The major output is an educational product for schools comprehending a list of activities, a guidance for the teacher, and a manual to build the prototype. The proposed activities were tested in a 3rd year high school class with 40 students at the beginning of an electromagnetism course held at State School Mayor Celso Vieira Vilela in Heliodora, Minas Gerais State.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectCampo magnéticopt_BR
dc.subjectForça magnéticapt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectConflito cognitivopt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectMagnetic fieldpt_BR
dc.subjectmagnetic forcept_BR
dc.subjectElectromagnetismpt_BR
dc.subjectDidactic transpositionpt_BR
dc.subjectCognitive conflictpt_BR
dc.titleBalança de Ampère-Faraday: uma estratégia para discutir campo magnético e força magnéticapt_BR
dc.title.alternativeAmpére-Faraday balance: a strategy to discuss magnetic field and magnetic forcept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leitão, Ulisses Azevedo-
dc.contributor.advisor-co1Lage, Gilberto-
dc.contributor.referee1Valadares, Eduardo de Campos-
dc.contributor.referee2Silva, Joaquim Paulo da-
dc.contributor.referee3Lage, Gilberto-
dc.description.resumoEssa dissertação é fruto de uma pesquisa, voltada para a educação básica, desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, realizado na Universidade Federal de Lavras – UFLA, no período de Agosto de 2013 a Agosto de 2015. Com o objetivo de motivar, despertar e tornar significativa a física para os estudantes, apresenta-se a evolução de uma estratégia para discutir campo magnético e força magnética. Descreve-se o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino-aprendizagem, em uma abordagem experimental problematizadora, e também a concepção e o desenvolvimento de um protótipo experimental para medir a força magnética em um fio percorrido por uma corrente elé- trica na presença de um campo magnético, utilizando uma mini-balança eletrônica. Discute-se os conceitos físicos e as configurações testadas, bem como a origem dos efeitos espúrios que podem dificultar a compreensão do tema. Propõe-se,também,uma estratégia de transposição didática,que visa o desenvolvimento do questionamento conceitual pelo estudante, através do conflito cognitivo. Discute-se: A teoria da aprendizagem em que se baseou o desenvolvimento do trabalho, as metodologias utilizadas na sequencia didática e na obtenção dos resultados e também na sua prática. O principal resultado da dissertação é um produto educacional para ser utilizado nas escolas, contendo os roteiros da atividade, orientação para o professor e um manual para a construção do protótipo. Essa atividade foi aplicada em uma turma de 40 alunos, do terceiro ano de ensino médio, no inicio da aprendizagem de eletromagnetismo, na Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela, em Heliodora/MG.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6234267244462774pt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Balança de Ampère-Faraday uma estratégia para discutir campo magnético e força magnética.pdf4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.