Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10623

Title: Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
???metadata.dc.creator???: Souza, Cesar Alencar de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Maciel, Antônio Marcelo Martins
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Charret, Iraziet da Cunha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Martins, Mayler
???metadata.dc.contributor.referee2???: Brito, Luiz Cléber Tavares de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da
Keywords: Unidade didática
Astronomia
Aprendizagem significativa
Teaching unit
Astronomy
Meaningful learning
???metadata.dc.date.submitted???: 2-Oct-2015
Issue Date: 27-Nov-2015
???metadata.dc.description.sponsorship???: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Citation: SOUZA, C. A. de. Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma unidade didática (UD) que tem como tema, Astronomia. As estratégias utilizadas vão desde aulas expositivas dialogadas, resolução de problemas, utilização de textos de divulgação científica e vídeos, construção de modelos, pesquisa e apresentação de seminários, todos com a intenção de favorecer a participação reflexiva, crítica e argumentativa dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios, tanto oriundos de suas experiências, quanto aqueles sistematizados no ambiente escolar. A avaliação recebe destaque durante todo o processo num caráter formativo, emancipatório e regulador. A abordagem de Física Moderna e Contemporânea, permeando o planejamento, soma-se ao todo na expectativa do nosso objetivo geral, a alfabetização científica (AC) dos discentes. Acompanhando a descrição da unidade didática, construída com a perspectiva de uma aprendizagem significativa, apresentamos a análise de conteúdo, orientados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, visando identificar as potencialidades dos processos da construção do conhecimento e sua apropriação.
Abstract: This assignment presents the development of a teaching unit which has the theme Astronomy. The strategies used range from dialogued lectures, problem solving, use of scientific texts and videos, model building, research, seminars presentation. All of this is in order to promote the reflective, critical and argumentative student´s participation, considering their previous knowledge, both from their experiences, as those systematized in the school environment. The assessment gets highlighted throughout the process in a formative, emancipatory and regulator character. The approach of Modern and Contemporary Physics, permeating the planning, adds to the all expecting to bring greater contribution to scientific literacy process for students. Following the teaching unit description built with a meaningful learning prospect, we present the content analysis guided by the assumptions of qualitative research in order to identify the potential of the knowledge construction process and its appropriation.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10623
Publisher: Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.language???: por
Appears in Collections:DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback