Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luiz da-
dc.date.accessioned2016-01-28T11:20:48Z-
dc.date.available2016-01-28T11:20:48Z-
dc.date.issued2016-01-28-
dc.date.submitted2015-12-10-
dc.identifier.citationSILVA, L. da. Atividade de Demonstração Interativa (ADI): problematizando o estudo da difração e da interferência. 2016. 155 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10810-
dc.description.abstractThis paper describes the production and the development of a proposal for a didactic sequence for teaching diffraction and interference of light on an enquiry-based approach. Its main feature is the adaptation of the methodology Interactive Lecture Demonstrations (ILD), in order to engage students in active inquiry. Unlike other approaches, this proposal consists of a methodological innovation by focusing the didactic transposition in the conceptual evolution of the students during the process of teaching and learning. It is developed upon a Vygotskian perspective, favoring the interaction between the actors in the process, contributing to a meaningful learning. A simple experimental apparatus was developed using a laser diode. The apparatus allows the observation of light diffraction by a hair. By means of the construction of a \emph{"cognitive conflict"}, the didactic sequence induces the discussion of the concepts involved in this curricular topic, without losing sight of the context and its application beyond the school environment. It was used an applet of the PhET - Physics Education Technology Project, in order to introduce the basics of waves and interference. The aim of the didactic sequence is the conceptual and experimental construction of the representation of light as a wave phenomenon. The theme is relevant, opening up possibilities for the introduction of modern physics topics in high school. It is a flexible sequence and it is easily adaptable to the reality of the school community. The proposal was applied on a secundary school and the analysis was done through research of students' answers to the questionnaire of the didactic sequence, direct observation of the student behavior during the activity, audio records and field diary and a quantitative analysis of the perception of students through an evaluation test of the didactic sequence.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectDifraçãopt_BR
dc.subjectLuzpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFisica modernapt_BR
dc.subjectDiffrationpt_BR
dc.subjectLightpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectModern physicspt_BR
dc.titleAtividade de Demonstração Interativa (ADI): problematizando o estudo da difração e da interferênciapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leitão, Ulisses Azevedo-
dc.contributor.referee1Libardi, Helena-
dc.contributor.referee2Silva, Luciano Fernandes-
dc.contributor.referee3Martins, Solange Gomes Faria-
dc.description.resumoEste trabalho relata a produção e o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática para o ensino da difração e interferência da luz, em uma abordagem experimental investigativa. Sua principal característica consiste na adaptação da metodologia de Aula de Demonstração Interativa (ADI), visando engajar o estudante em um ambiente de questionamento. Diferentemente de outras abordagens, a presente proposta consiste de uma inovação metodológica ao focar a transposição didática na evolução conceitual do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Ela foi desenvolvida a partir de uma perspectiva Vygotskyana, favorecendo a interação entre os atores do processo e contribuindo para uma aprendizagem significativa. Foi desenvolvido um aparato experimental simples usando um laser de diodo. O aparato permite a observação da difração da luz em um fio de cabelo. A partir da construção de “conflitos cognitivos”, a sequência didática induz a discussão dos conceitos envolvidos no tópico curricular, sem perder de vista a contextualização e sua aplicação para além do ambiente escolar. Foi utilizado um \emph{applet} do \emph{Physics Education Technology Project - PhET} para introduzir os conceitos básicos de ondas e interferência. O objetivo da sequência didática é a construção conceitual e experimental da representação da luz como um fenômeno ondulatório. A temática é relevante, abrindo possibilidades para a introdução de temas de Física Moderna no ensino médio. É uma sequência flexível e adaptável à realidade da comunidade escolar. A proposta foi aplicada em uma escola de ensino médio e a análise dos resultados se deu através da investigação das respostas dos alunos às questões da sequência didática, observação direta do comportamento dos alunos durante a atividade, registros de áudio e do diário de campo, e uma análise quantitativa da percepção dos estudantes através de um questionário de avaliação da sequência didática.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.