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dc.creatorTorres, Simone Pádua-
dc.date.accessioned2016-04-11T14:41:29Z-
dc.date.available2016-04-11T14:41:29Z-
dc.date.issued2016-04-11-
dc.date.submitted2015-12-03-
dc.identifier.citationTORRES, S. P. A corporeidade no ensino fundamental: na busca de uma educação emancipatória. 2016. 93 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11019-
dc.description.abstractDiscussion about the need for changes in the current education system has increased in the last years, due to the easy access to the knowledge, as well as to changes in the students‟ profile. The tutor found in the twenty-first century should abandon the banking education and, instead, he should think on his student as a certain person consisting of various dimensions besides the cognitive. With the aim of developing a most autonomy and emancipatory education, the corporeity was studied seeking to understand the human being as a whole, its movement, emotion, feeling, and cognition; which allow it to experience new expressive forms of feeling, thinking and acting. Thus, in this work we aimed to research about the corporeity in the practices of the first year in the elementary school. We carried out the literature review about themes related to education, emancipation and corporeity. These approaches all owed us to describe the existing relationships between different areas, and to verify whether they may contribute for a most liberating and less oppressive education. In addition, we analyzed the planning of pedagogical practices in the class under study. We used the qualitative research for a case study based on the analysis of documents obtained from a public school of the municipality of Lavras, State of Minas Gerais. Results show that the corporeity may contribute to the most autonomy and emancipatory education; because the involved know better about their body, emotions, and feelings and they can express them. This makes possible the self-knowledge and more critical attitudes about themselves, or about the others, as well as about the environment surrou nding them; which can make them less influenced by the standards of the cultural industry and by the capitalism. Regarding the school under study, we could see that there is a concern with the comprehensive training. The semiannual planning obtained from the secretariat of the municipality makes difficult this training approach because is based on an overvalued realism and instrumental rationalism. Another reason is related to the lack of knowledge about the importance of corporeity by those involved in the training, such as the teacher as well as the management direction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.subjectCorporeitypt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectLudicitypt_BR
dc.subjectComprehensive trainingpt_BR
dc.titleA corporeidade no ensino fundamental: na busca de uma educação emancipatóriapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betliski, Carlos-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Luciana Azevedo-
dc.contributor.referee2Pereira, Lúcia Helena Pena-
dc.description.resumoNos últimos anos, têm crescido as discussões sobre a necessidade de mudanças na educação, principalmente devido à facilidade de acesso ao conhecimento, e as mudanças no perfil dos educandos. O educador do século XXI deve abandonar a chamada “educação bancária” e pensar em seu educando como um sujeito constituído por várias dimensões além da cognitiva. Assim a corporeidade busca conceber o ser humano em sua totalidade corpo, movimento, emoção, sentimento e cognição, para experienciar novas formas expressivas de sentir, pensar e agir, com o anseio de desenvolver uma educação mais autônoma e emancipatória. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é pesquisar a corporeidade nas práticas no 1º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente se apresenta uma revisão bibliográfica de temas como educação, emancipação e corporeidade no intuito de tecer relações entre as áreas e verificarse podem contribuir para uma educação mais libertadora e menos opressora. Outro objetivo é analisar o planejamento das práticas pedagógicas em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa utilizada foi uma investigação qualitativa, o procedimento é o estudo de caso que foi realizado através da análise dos documentos de uma escola pública municipal de Lavras.Os resultados permitem apontar que a corporeidade pode contribuir para uma educação mais autônoma e emancipatória dos educando, pois a partir do momento em que os mesmos conhecem melhor seus corpos, emoções, sentimentos e podem expressá-los; isso possibilita um autoconhecimento e uma atitude mais crítica em relação a si mesmo, ao outro e ao meio onde está inserido, podendo ser menos influenciado pelos padrões da indústria cultural e do capitalismo. Com relação à escola pesquisada é visível uma preocupação com o desenvolvimento integral dos educando, mas o que dificulta é o Planejamento Semestral que a Secretaria do Município encaminha este embasado em um realismo supervalorizado e num racionalismo instrumental. Outra questão é a falta de conhecimento da professora e até da direção quanto à importância da corporeidade.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFundamentos da Educaçãopt_BR
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