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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Júlio Resende-
dc.date.accessioned2016-05-18T14:21:58Z-
dc.date.available2016-05-18T14:21:58Z-
dc.date.issued2016-05-18-
dc.date.submitted2016-03-21-
dc.identifier.citationCOSTA, J. R. Trabalho interdisciplinar com o uso de tecnologias da informação e comunicação em uma escola do campo: reflexões sobre uma experiência. 2016. 175 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11162-
dc.description.abstractThis study aimed to construct, test and evaluate an interdisciplinary project work in a field school using information and communication technologies. The project was based on the principles of Rural Education, using interdisciplinary as perspective for constructing knowledge and employing information and communication technologies. We developed a pedagogical intervention project in a school in the midwest of Minas Gerais, Brazil, using a descriptive and qualitative approach. The research sample consisted of ten students and three teachers of the 1 st year of high school. The participant observation, semi-structured interview, field journal and blog were the instruments and data collection of the project. A project collectively built for field students should be based on the principles and foundations of Rural Education and begin with an issue to be solved in the daily lives of the students. We found that the curricular content approached within an interdisciplinary perspective of knowledge construction improves the quality of student learning, enabling them to construct new knowledge. In order for the project to not become a new teaching strategy that leads the students to only replicate information, the use of technology requires critical analysis of the teacher and should be planned according to the proposed learning objectives for the content. The success of an interdisciplinary work project requires teachers involved to be motivated and have time available to participate in study courses and collective planning. The initial and, in particular, continued training of the teachers who work in field schools is essential for the full formation of the students who study in this geographical condition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectProjetos de trabalhopt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectWork projectspt_BR
dc.titleTrabalho interdisciplinar com o uso de tecnologias da informação e comunicação em uma escola do campo: reflexões sobre uma experiênciapt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinary work with the use of information and communication technologies in a field school: reflections on an experiencept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vallin, Celso-
dc.contributor.referee1Alves, Jacqueline Magalhães-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Rita Laura Avelino-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo construir, experimentar e avaliar um projeto de trabalho interdisciplinar em escola do campo utilizando tecnologias da informação e comunicação. O projeto foi elaborado, com base nos princípios da Educação do Campo, utilizou-se a interdisciplinaridade como perspectiva de construção do conhecimento e empregaram –se tecnologias da informação e comunicação. Desenvolveu-se um projeto de intervenção pedagógica, em uma escola do centro-oeste de Minas Gerais, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. O universo da pesquisa foi constituído por dez alunos e três professores do 1º. Ano do Ensino Médio. A observação participante, entrevista semiestruturada, diário de campo e um blog constituíram os instrumentos do projeto, bem como de coleta de dados da pesquisa. Um projeto construído coletivamente para alunos do campo deve se alicerçar nos princípios e fundamentos da Educação do Campo e considerar um problema a ser resolvido no cotidiano dos estudantes. Constatou-se que os conteúdos curriculares abordados, dentro de uma perspectiva interdisciplinar de construção do conhecimento, melhora a qualidade da aprendizagem dos alunos, permitindolhes construírem novos saberes. Para que não se torne uma nova estratégia didática que leva os alunos apenas à repetição de informações, o uso de tecnologias requer análise crítica do professor e deve ser planejado de acordo com os objetivos de aprendizagem propostos para o conteúdo. O sucesso de um projeto de trabalho interdisciplinar exige que os professores envolvidos tenham motivação e disponibilidade de tempo para participarem de ciclos de estudo e planejamento coletivo. A formação inicial e, sobretudo, continuada de professores que atuam em escolas do campo é imprescindível para a formação plena dos alunos que estudam neste espaço geográfico.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Ruralpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266509U3pt_BR
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