Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11385

Título: Entre o espaço de ensino e a formação docente: práticas de leitura e escrita
Título Alternativo: Between the physical setting and teacher education: reading and writing practices
Autor(es): Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Assunto: Espaço de ensino
Formação docente
Práticas de leitura e escrita
Teaching environment
Teacher training
Literacy practices
Publicador: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Data de publicação: Mai-2013
Referência: GOULART, I. do C. V. Entre o espaço de ensino e a formação docente: práticas de leitura e escrita. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 18, n. 2, p. 211-222, maio/ago. 2013.
Resumo: Com o propósito de compreender e analisar as práticas de leitura e escrita eleitas como prioridade no auxílio à alfabetização, este trabalho apresentará algumas atividades cotidianas que acompanham ações pedagógicas, as quais propiciam a identificação e denominação de um dado espaço físico como ambiente alfabetizador. Diante disso, esta pesquisa se constrói a partir da observação e análise de imagens selecionadas de diferentes materiais gráficos, escritos ou confeccionados, presentes nas salas de aula de séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais, estaduais e particulares. Partindo do pressuposto de que a docência como profissão demanda uma aprendizagem de conhecimentos específicos, contíguos a sua articulação e aplicabilidade, é possível questionar como se procede à formação de saberes dos professores, nas séries iniciais, em relação à constituição de um espaço de ensino.
Abstract: This study is based on observations and analyses of different visual materials, written or developed, used in the first grades of elementary school in both state and private municipal schools. Assuming that teaching is a profession that requires the learning and applying of specific knowledge, it is possible to discuss how the development of teacher knowledge occurs. Therefore, to understand and analyze the chosen reading and writing activities used to help literacy, the research investigated some of the everyday activities carried out by educational activities to identify and establish the physical setting of the “literacy environment”
URI: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2030/1767
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11385
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback