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dc.creatorBetlinski, Carlos-
dc.date.accessioned2016-07-21T14:12:51Z-
dc.date.available2016-07-21T14:12:51Z-
dc.date.issued2012-01-
dc.identifier.citationBETLINSKI, C. O trabalho docente como estética trágica. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 12, n. 25, p. 6-27, jan./jun. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/download/555/661pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11406-
dc.description.abstractThe text proposes to interpret the teaching in Nietzschean tragic perspective. The "being" teacher is characterized as the tragic becoming manifest where the Apollonian and Dionysian impulses as an expression of the will to power. This perspective is opposed to pessimism and nihilism that can be identified in the behavior of some teachers in many educational institutions. Aesthetic experience and the tragic metamorphosis of the spirit are seen as a path able to qualify and expand the potential of life and work in the face of adverse conditions in which they are educators.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Uberabapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Profissão Docentept_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectDevir trágicopt_BR
dc.subjectDoutrina da vontade de poderpt_BR
dc.subjectFriedrich Nietzschept_BR
dc.subjectTeacher workpt_BR
dc.subjectPhilosophy of educationpt_BR
dc.subjectTragical becomingpt_BR
dc.subjectWill to powerpt_BR
dc.titleO trabalho docente como estética trágicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO texto se propõe a interpretar o trabalho docente na perspectiva trágica nietzschiana. O “ser” professor é caracterizado como o devir trágico onde se manifestam os impulsos dionisíacos e apolíneos como forma de expressão da vontade de potência. Essa perspectiva se opõe ao pessimismo e ao niilismo que podem ser identificados no comportamento de alguns professores em muitas instituições educativas. A experiência estética trágica e a metamorfose do espírito são apontadas como um caminho capaz de qualificar e ampliar o potencial de vida e de trabalho mesmo diante das condições adversas em que se encontram os educadores.pt_BR
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