Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408

Title: “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
Other Titles: “Lock the door! Do not let them leave” a context to emerge the expressions of children on gender and sexuality
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Cláudia Maria
Alvarenga, Carolina Faria
Keywords: Identidade de gênero na educação
Sexualidade na educação
Expressão das crianças
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
Gender identity in education
Sexuality in education
Expression of children
Publisher: Universidade Luterana do Brasil
Issue Date: Sep-2014
Citation: RIBEIRO, C. M.; ALVARENGA, C. F. “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade. Textura, Canoas, n. 32, p. 187-207, set./dez.2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa foi a expressão de uma criança de 4º ano que integra uma das turmas onde está sendo desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID Pedagogia. Este texto, portanto, problematizará a experiência de coordenadoras, supervisoras e bolsistas do Programa com foco na fala das crianças sobre sexualidade e relações de gênero. Observamos acontecimentos, registramos os ditos e os não ditos, os gestos, as expressões em um diário de campo e fotografamos as crianças em atividade. Concluímos que é possível criar espaços para as expressões das crianças nas temáticas das sexualidades e das relações de gênero.
Abstract: That was the expression of a child from the 4 th grade that integrates one of the classes in which the Scholarship Program Initiation to Teaching - Pedagogy PIBID is being developed. This text, therefore, will discuss the experience of coordinators, supervisors and scholars of the Program with a focus on children speaking about sexuality and gender relations. Observing events, we recorded the sayings and the unspoken, the gestures, the expressions in a field diary and photographed children in activity. We concluded that it is possible to create spaces for the expressions of children in the issues of sexuality and gender relations.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO_Tranca a porta! Não deixa elas saírem.pdf423.94 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback