Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408

Título: “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
Título Alternativo: “Lock the door! Do not let them leave” a context to emerge the expressions of children on gender and sexuality
Autor(es): Ribeiro, Cláudia Maria
Alvarenga, Carolina Faria
Assunto: Identidade de gênero na educação
Sexualidade na educação
Expressão das crianças
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
Gender identity in education
Sexuality in education
Expression of children
Publicador: Universidade Luterana do Brasil
Data de publicação: Set-2014
Referência: RIBEIRO, C. M.; ALVARENGA, C. F. “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade. Textura, Canoas, n. 32, p. 187-207, set./dez.2014.
Resumo: Essa foi a expressão de uma criança de 4º ano que integra uma das turmas onde está sendo desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID Pedagogia. Este texto, portanto, problematizará a experiência de coordenadoras, supervisoras e bolsistas do Programa com foco na fala das crianças sobre sexualidade e relações de gênero. Observamos acontecimentos, registramos os ditos e os não ditos, os gestos, as expressões em um diário de campo e fotografamos as crianças em atividade. Concluímos que é possível criar espaços para as expressões das crianças nas temáticas das sexualidades e das relações de gênero.
Abstract: That was the expression of a child from the 4 th grade that integrates one of the classes in which the Scholarship Program Initiation to Teaching - Pedagogy PIBID is being developed. This text, therefore, will discuss the experience of coordinators, supervisors and scholars of the Program with a focus on children speaking about sexuality and gender relations. Observing events, we recorded the sayings and the unspoken, the gestures, the expressions in a field diary and photographed children in activity. We concluded that it is possible to create spaces for the expressions of children in the issues of sexuality and gender relations.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
ARTIGO_Tranca a porta! Não deixa elas saírem.pdf423,94 kBAdobe PDFVer/abrir

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback