Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408
metadata.artigo.dc.title: “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
metadata.artigo.dc.title.alternative: “Lock the door! Do not let them leave” a context to emerge the expressions of children on gender and sexuality
metadata.artigo.dc.creator: Ribeiro, Cláudia Maria
Alvarenga, Carolina Faria
metadata.artigo.dc.subject: Identidade de gênero na educação
Sexualidade na educação
Expressão das crianças
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
Gender identity in education
Sexuality in education
Expression of children
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Luterana do Brasil
metadata.artigo.dc.date.issued: Sep-2014
metadata.artigo.dc.identifier.citation: RIBEIRO, C. M.; ALVARENGA, C. F. “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade. Textura, Canoas, n. 32, p. 187-207, set./dez.2014.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Essa foi a expressão de uma criança de 4º ano que integra uma das turmas onde está sendo desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID Pedagogia. Este texto, portanto, problematizará a experiência de coordenadoras, supervisoras e bolsistas do Programa com foco na fala das crianças sobre sexualidade e relações de gênero. Observamos acontecimentos, registramos os ditos e os não ditos, os gestos, as expressões em um diário de campo e fotografamos as crianças em atividade. Concluímos que é possível criar espaços para as expressões das crianças nas temáticas das sexualidades e das relações de gênero.
metadata.artigo.dc.description.abstract: That was the expression of a child from the 4 th grade that integrates one of the classes in which the Scholarship Program Initiation to Teaching - Pedagogy PIBID is being developed. This text, therefore, will discuss the experience of coordinators, supervisors and scholars of the Program with a focus on children speaking about sexuality and gender relations. Observing events, we recorded the sayings and the unspoken, the gestures, the expressions in a field diary and photographed children in activity. We concluded that it is possible to create spaces for the expressions of children in the issues of sexuality and gender relations.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Tranca a porta! Não deixa elas saírem.pdf423,94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons