Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11428

Título: Relação entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico em cursos EAD
Título Alternativo: Relation between comprehension in literature and academic performance in remote courses
Autor(es): Martins, Ronei Ximenes
Joly, Maria Rodrigues Azevedo
Assunto: Compreensão em leitura
Desempenho acadêmico
Educação a distância
Reading comprehension
Academic performance
Distance education
Publicador: Faculdade Adventista de Hortolândia
Data de publicação: 2015
Referência: MARTINS, R. X.; JOLY, M. R. A. Relação entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico em cursos EAD. Lumen Educare, Hortolândia, v. 1, n. 1, p. 153-174, 2015.
Resumo: Considerando que existe crescente oferta de cursos à distância num modelo em que material didático e interações estão fortemente baseados em linguagem textual, a pesquisa explo­rou relações entre a compreensão em leitura e o desempenho acadêmico de estudantes desse tipo de curso. Participaram 85 ingressantes na graduação, 62,3% mulheres, 50,6% com idade entre 18 e 20 anos. Foram utilizados, o Teste Cloze por Opção, a Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura e o escore de rendimento acadêmico. Nos resultados não foram encontradas diferenças significativas no rendimento dos estudantes, motivadas pela modalidade de ensino. Foram identi­ficados como preditores significativos (p < 0,01) do desempenho acadêmico no curso a distância, a compreensão em leitura (β = 0,55), a metacognição em leitura (β = 0,36).
Abstract: There is a rising offer of remote courses whose instructional material and interactions are strongly based on textual language. In such context, this research was meant to analyze the relations between reading comprehension and academic performance of university students in remote courses. The sample was compose of 85 recently admitted students in university courses, 62,3 % women, the majority (50,6 %) aged between 18 and 20 years. It was applied the following tests: the Teste Cloze por Opção, and the Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura. It was used the final grade of students. The results did not reveal significant differences in student’s performance due to classroom-based learning or distance learning course. It was identified significant predictors (p < 0,01) of academic performance in distance learning course, the reading comprehension (β = 0,55) and the reading strategies (β = 0,36).
URI: https://revistas.unasp.edu.br/lumen/article/view/583/pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11428
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback