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Título: Gestão da inovação no setor público: um estudo de caso na regional Centro Sul de Minas dos Correios
Título Alternativo: Innovation management in public sector: a case study in post office of Regional Center South Minas Gerais
Autor(es): Vilas Boas, Ana Alice
Castro Junior, Joel de Lima Pereira
Zambalde, André Luiz
Assunto: Gestão do conhecimento
Administração pública – Inovação
Correios
Knowledge management
Public administration – Innovation
Data de publicação: 28-Jul-2016
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Referência: CASTRO, D. de. Gestão da inovação no setor público: um estudo de caso na regional Centro Sul de Minas dos Correios. 2016. 124 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar as inovações aplicadas ao setor público, iniciando com a relação entre conhecimento, ideias e inovação, tornando-se uma vantagem competitiva para as organizações, seguindo com uma catalogação e análise dos tipos de inovações no setor público, finalizando com um estudo de caso, nos Correios, sobre quais são os tipos de inovações utilizados por esta empresa. Analisando os artigos, percebe-se a importância da gestão do conhecimento, gestão de ideias e inovação, para o desenvolvimento das organizações, assim como a importância de saber identificar os diferentes tipos de inovações existentes na literatura. Fica clara a pouca atenção dada à pesquisa sobre inovações no setor público e a forte relação entre conhecimento, ideias e inovação, assim como a recomendação de que mais pesquisas sejam realizadas sobre os tipos de inovações para o setor público. Por fim, foi utilizado um estudo de caso que envolveu pesquisa de campo, investigação documental, observação participante e entrevistas com atores-chave, que trabalham nos Correios, mais especificamente, na Regional Centro Sul de Minas - 08, sediada em Varginha MG, com 87 agências, sendo esta a população da pesquisa, tendo como amostra 40 agências dessa Regional. Por meio da pesquisa, ficou evidente o tipo de gestão da inovação top-down com a maioria absoluta das inovações de origem nacional, assim como no item aspectos relevantes sobre a inovação. Nos Correios, a maioria absoluta das respostas solicitaram que os colaboradores que implementam as inovações sejam mais ouvidos.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11488
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