Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11495

Título: Inclusão digital de professores e o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas do município de Uberlândia, MG
Título Alternativo: Teachers’ digital inclusion and the use of digital technologies in public schools in Uberlandia, MG
Autor(es): Vilas Boas, Ana Alice
Mota, Valquíria Matias Vieira
Jones, Graciela Dias Coelho
Vilarinho, Gilca dos Santos
Assunto: Tecnologias digitais
Laboratórios de informática
Inclusão digital
Educação - Tecnologias
Digital technologies
Computer labs
Digital inclusion
Education - Technologies
Publicador: Universidade Federal de Uberlândia
Data de publicação: Jan-2012
Referência: VILAS BOAS, A. A. et al. Inclusão digital de professores e o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas do município de Uberlândia, MG. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 65-76, jan./jun. 2012.
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o uso da Tecnologia da Informação nas escolas públicas municipais do ensino fundamental do município de Uberlândia, MG. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, contemplando a evolução histórica da informática aplicada à educação no Brasil. Em seguida, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de questionários encaminhados às professoras que trabalham nos laboratórios de informática dessas escolas. A partir desta pesquisa, constataram-se várias iniciativas para incentivar o uso das tecnologias digitais na educação, além disso, existe uma preocupação com a organização do trabalho e com o processo pedagógico na utilização da tecnologia nos laboratórios de informática. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais nas escolas municipais vem contribuindo para a inclusão digital de alunos e professores.
Abstract: This paper aims to analyze the use of Information Technology in the public schools of basic education in Uberlândia, MG. Initially a literature review was performed looking at the historical evolution of computer technology applied to education in Brazil. Then, it was carried on a qualitative research through questionnaires sent to teachers who work in the computer labs in these schools. From this research, there were several initiatives to encourage the use of digital technologies in education, besides that, there is a concern with the organization of work and the educational process in the use of technology in the computer labs. It is concluded that the use of digital technology in the public schools is contributing to digital inclusion of their students and teachers.
URI: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20316/10814
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11495
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback