Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11681
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Eliane Loschi da | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T17:04:00Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T17:04:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-23 | - |
dc.date.submitted | 2016-07-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, E. L. da. Os desafios da reformulação de uma disciplina como contribuição ao projeto político pedagógico de um curso técnico a distância. 2016. 146 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11681 | - |
dc.description.abstract | In pedagogical coordinator position of a federal institute of education the author examines a discipline (Silviculture and Environmental Education) of the Technical Course in Agriculture, in the distance education course. Then, is built and presented a new teaching plan for the course, trying to put into practice the principles of theoretical bases from Paulo Freire, José Armando Valente, Maria Elizabeth B. Almeida, among others. For this, the following points are reviewed: the printed materials; the activities proposed to students through the Virtual Learning Environment and in presencial moments; the pedagogical mediation; monitoring strategies and continued training for teaching team; and organization of moments of reflection, by the realization team and aim any new redesigns of discipline. The Technical Course choice in Agricultural for distance education is also justified to be sought by many students who failed to complete the course in the presencial option, who are children of family farming, and have great interest in learning. It is understood that such work can collaborate to occur significant changes in pedagogy used in this and other courses aiming to improve dialogicity discipline studied and also to be an example to questions and changes in other disciplines of other distance learning courses. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Processo dialógico | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.subject | Agropecuária – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Teaching – Methodology | pt_BR |
dc.subject | Popular education | pt_BR |
dc.subject | Dialogic process | pt_BR |
dc.subject | Teachers - In-service training | pt_BR |
dc.subject | Agriculture - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Animal industry - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.title | Os desafios da reformulação de uma disciplina como contribuição ao projeto político pedagógico de um curso técnico a distância | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vallin, Celso | - |
dc.contributor.referee1 | Vallin, Celso | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Jacqueline Magalhães | - |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Marcelo José Milagres de | - |
dc.description.resumo | Na posição de coordenadora pedagógica de um instituto federal de educação a autora analisa uma disciplina (Silvicultura e Educação Ambiental) do Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade a distância. Em seguida é construído e apresentado um novo plano de ensino para a disciplina, procurando colocar em prática princípios de bases teóricas de Paulo Freire, José Armando Valente, Maria Elizabeth B. Almeida, entre outros. Para isso são revistos os seguintes aspectos: os materiais impressos; as atividades propostas a estudantes pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e nos momentos presenciais; a mediação pedagógica; estratégias de acompanhamento e formação continuada para equipe docente; e organização de momentos de reflexão, pela equipe de realização, tendo em vista novos replanejamentos da disciplina. A escolha do Curso Técnico em Agropecuária a Distância também é justificada por ser procurado por muitos estudantes que não conseguiram terminar o curso na opção presencial, que são filhos da agricultura familiar, e têm grande interesse na aprendizagem. Entende-se que tal trabalho pode colaborar para que ocorram mudanças significativas na pedagogia empregada nesse e em outros cursos, visando a melhorar a dialogicidade na disciplina estudada e ainda para ser exemplo para questionamentos e mudanças em outras disciplinas, de outros cursos a distância. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3940853849889325 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Os desafios da reformulação de uma disciplina como contribuição ao projeto político pedagógico de um curso técnico a distância.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.