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dc.creatorCarvalho, Marcela Dâmaris de-
dc.date.accessioned2016-10-03T13:44:03Z-
dc.date.available2016-10-03T13:44:03Z-
dc.date.issued2016-10-03-
dc.date.submitted2016-08-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, M. D. de. Supervisoras pedagógicas como agentes da inserção de tecnologias digitais na educação básica. 2016. 188 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11843-
dc.description.abstractIn this research had as objective to investigate training process for pedagogical supervisors aim the insertion of digital technologies of information and communication in the municipal public education context. This study provided an opportunity for the researcher who led the research that has been operating for six years in the coordination of projects in educational technology in the school system of a city in southern Minas Gerais allowing privileged participant observation of the process. It was chosen a case study design to data collection by non-structured observation and records in field diaries. Nine supervisors of basic education in municipal schools participated. For data analysis was done a descriptive-reflective analysis about the training process. And it was concluded that from the proposed meetings there was innovation in the view about digital technologies use in teaching practice and recognition of the need for interventions of pedagogical supervision of their use. Regarding to the contributions of pedagogical supervision, it was noticed in the dialogues that those who engage in the use of ICDT's - Information and Communication Digital Technologies seek to organize training in hours of module and encourage the use of digital technologies in the classroom. The lack of involvement of some supervisors was evident in the dialogues as synonymous with complaints, but it is clear that the lack of technological skills, lack of time and workload impedes the mediation of supervision for the ICDT's integration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectFormação de coordenadores pedagógicospt_BR
dc.subjectFormação de supervisores pedagógicospt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTraining of pedagogical coordinatorspt_BR
dc.subjectTraining of pedagogical supervisorspt_BR
dc.titleSupervisoras pedagógicas como agentes da inserção de tecnologias digitais na educação básicapt_BR
dc.title.alternativePedagogical supervisors as agents of integration of digital technologiespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Garbin, Tânia Rossi-
dc.contributor.referee2Betlinski, Carlos-
dc.description.resumoNesta pesquisa o objetivo foi investigar um processo de formação para supervisoras pedagógicas visando à inserção de tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da educação municipal pública. Este estudo se oportunizou porque a pesquisadora que conduziu a investigação atua há seis anos na coordenação de projetos em tecnologia educacional na rede de ensino de uma cidade do sul de Minas Gerais, possibilitando observação participante privilegiada do processo. Optou-se por um delineamento de estudo de caso com obtenção de dados por meio de observação não estruturada e registros em diários de campo. Participaram nove supervisoras da educação básica da rede municipal de ensino. Para análise dos dados foi feita uma análise descritivo-reflexiva sobre o processo formativo. Concluiu-se que a partir dos encontros propostos houve inovação na visão sobre o uso de tecnologias digitais na prática pedagógica e o reconhecimento da necessidade de intervenções da supervisão pedagógica sobre o seu uso. Em relação às contribuições da supervisão pedagógica, percebeu-se nos diálogos que aquelas que se envolvem com a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC‟s) procuram organizar formações em horário de módulo e incentivam o uso de tecnologias digitais na sala de aula. A falta de envolvimento de algumas das supervisoras apareceu nos diálogos como sinônimo de queixas, mas fica evidente que a falta de habilidades tecnológicas, a falta de tempo e a sobrecarga de trabalho impedem a mediação da supervisão para a integração das TDIC‟s.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Educacionalpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4328448J3pt_BR
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